sábado, 14 de maio de 2016

O Meu Primeiro Grande Sonho - Ser Professora

Foi aqui que nasceu o meu primeiro Grande Sonho - o de ser professora!
Desde muito cedo ajudei a minha mãe na limpeza desta escola. O grau de trabalho a realizar foi aumentando equitativamente com o meu nível de crescimento.
Sempre que terminava as tarefas, sentava-me à secretária e deixava o Sonho à solta...
Às vezes colocava pedras dentro dos sapatos, para me sentir mais senhora...
Algumas vezes eriçava o cabelo, para criar volume e imitar os penteados dos anos 60... Claro que no dia seguinte havia choro para me pentear...
Mas era tão bom viver aquele Sonho... 
O Sonho cresceu e deixou de caber nas paredes da escola e nos tempos livres que as tarefas me deixavam...
Também sonhava no quintal, usando as paredes como quadro e as plantas como alunos...
Claro que a escrita com pedras e carvão, dava sempre origem a coisas menos agradáveis...
Mas eu adorava aquela brincadeira que tornava mais real aquele Sonho...
Julgava-o distante... talvez até impossível, mas queria tanto....
Com muito sacrifício os meus pais ajudaram-me a concretizá-lo e eu foquei-me por completo na sua realização, contentando-me em ter apenas aquilo que me era estritamente necessário...
Quando me desculpava perante algumas colegas por não poder acompanhá-las a algum divertimento, não ficava triste. Olhava para a frente e via-me feliz, com o meu Sonho realizado.
Quando o consegui, senti-me imensamente Feliz e Grata!
Logo nessa altura fiz como que um juramento a que procurei não faltar ao longo de toda a minha carreira:
- Nunca permitir que na minha sala nenhuma criança fosse magoada e humilhada pelos colegas
- Não magoar ou humilhar qualquer criança
- Nunca desistir de nenhum deles do primeiro ao último dia
-Incentivá-los a ir mais além, respeitando o ritmo de cada um
- Dar-lhes educação e instrução misturadas com uma boa dose de carinho
Quis assim não deixar cometer, nem cometer erros a que assisti ou de que fui vítima...
Claro que não fui perfeita, mas nunca deixei de ser crítica em relação ao meu trabalho e à medida que me dava conta dos meus erros, tentava remediá-los.
Foi assim que  nesta escola tudo começou e por coincidência ou não, foi aqui também que concluí a minha carreira como professora titular de uma turma.
Posso dizer que não sinto propriamente saudades. Sei que foi um ciclo que se fechou e felizmente saí dele quando ainda podia fazer um trabalho de qualidade.
O que sinto é uma grande alegria por ter tido o privilégio de viver o Meu Sonho e de ter tido tantos "filhos" ao longo de tantos anos... "Filhos" esses que ao oferecerem-me um sorriso na  rua, ou dando-me notícias pelas redes sociais, deixam-me um gostinho doce no coração...


Sem comentários: