sábado, 19 de julho de 2014

Os meus meninos de cabelos brancos

Hoje apetece-me falar dos meus meninos de cabelos brancos!
Eles continuam a inspirar-me um carinho imenso e quando lhes faço abrir sorrisos ou risos, sinto-me abençoada pela capacidade que mo permite.
Dos três grupos, é no Lar de Colos que o grupo é constituído na maioria por pessoas idosas, algumas delas muito debilitadas. 
Quando lhes seguro na mão para os ajudar a sentar, a levantar ou a mudar de lugar, o peito dá sinal. Por vezes aperta-se-me ao pensar que já foram jovens e fortes e agora estão assim frágeis, à mercê de quem deles puder cuidar. Sinto que  a minha força interior se agiganta e quero tanto protegê-los...
Recordo-me dos meus pais, da minha avozinha...
Penso também como tudo  é efémero e como o tempo para estarmos bem fisicamente se esgota, pelo que volto a acordar comigo mesma o meu propósito de sempre que é viver tudo que for possível em cada momento, apreciando as pequenas coisas, valorizando tudo aquilo que a Vida generosamente me dá.
Quando me dizem que o bocadinho que estive com eles foi bom, que se esqueceram das dores e da tristeza, o meu coração quase rebenta de emoção e sinto uma sensação de orgulho, por ter conseguido tal feito.
Quanto ao meu grupinho do Centro de Dia, está  a ficar muito reduzido. Algumas das minhas meninas ficaram mais debilitadas e deixaram de participar nas actividades. Outras já partiram. Sei que esta etapa é natural, ainda mais na idade em que a maioria se encontra, mas fico com saudade... 
Há 9 anos quando comecei a frequentar o Centro de Dia, o grupo era enorme... 
Neste grupo tenho uma menina linda, que completou 101 anos e que está maravilhosa em todos os sentidos.
O 3º grupo, da Aldeia do Cano, embora tenha algumas meninas já com mais de 80, tem outras que em comparação ainda se podem considerar jovens.
Com este grupo posso desenvolver outro tipo de jogos, porque quase todas têm uma capacidade de locomoção ainda aceitável e outras muito boa. 
São estes meninos que me ocupam 3 tardes por semana, o que faço com muito carinho e muita alegria, enquanto me for possível.
Sinto-os como se fossem minha família e sei que também nutrem por mim um enorme carinho, carinho de mães.
Daqui a mais uma semana vou estar um tempo ausente para repôr energias e para me mimar um pouco a mim mesma, mas algo cá dentro se aperta um pouco porque fico com aquela sensação de que vão sentir a minha falta. Então procuro o lado positivo da situação e penso de vou voltar renovada e por isso mesmo com muito mais para lhes dar.
Amo muitos estes meus meninos de cabelos brancos!!! 

Sem comentários: