quarta-feira, 19 de março de 2014

Ser Pai

Mas afinal o que é Ser Pai?
Quanto a mim, para se Ser Pai, não basta contribuir com a "matéria prima" necessária para que  natureza cumpra a sua função, que é a de criar um corpo que irá acolher uma alma.
Ser Pai é muito mais...
Pai é que aquele que ama, que cuida, que apoia, que está presente, que observa, que escuta e que tenta entender. Pode ralhar, chamar a atenção, mostrar caminhos, porque isso também é amor, se for feito com sabedoria.
Não será um papel fácil, como o não é o papel de Mãe.
Se há pais perfeitos? Certamente nesta ordem de ideias não haverá, porque muitas vezes o zelo desmedido, traz medos, que fazem com que os pais queiram fazer as escolhas pelos filhos, para evitar mágoas e sofrimento.
Mas todo aquele que se empenha para Ser Pai, já o é. Aquele que tudo o que faz é com Amor, embora em certos momentos seja incompreendido pelos filhos, cumpre o seu papel de acordo com as suas capacidades e a sua natureza humana e imperfeita, como o somos todos nós. 
Neste dia apetece-me homenagear alguns Pais...
Agradeço ao meu Pai, que se esforçou trabalhando arduamente, de dia e até de noite, à luz de petróleo, para que se cumprisse um sonho que era comum a nós dois - o de eu vir a ter um dia uma vida desafogada e melhor que a que ele tivera. Como humano que era, não era perfeito, e por tanto que desejava para mim, quis fazer outras escolhas que só a mim competiam e idealizou outros sonhos, onde eu era parte integrante, mas que não eram meus.
Hoje entendo-o e perdoo-o, porque sei que fez o seu melhor. Nunca deixei de o respeitar e amar e se alguma mágoa houve, ela já partiu do meu coração.
Não posso deixar de lembrar o Pai dos meus filhos... Um Pai Amor, que também se deixava vencer pelo medo de que algo pudesse beliscar aqueles que mais amava e estou certa, aqueles que mais lhe custou deixar. Pai que brincava e que se deixava levar na brincadeira. Certo que não sabia muito bem lidar com os assuntos sérios, mas amava... amava muito... 
Não poderei deixar de homenagear aqui também, o mais jovem Pai da minha família - o Pai do meu netinho. Pelo que me é dado observar, um Super- Pai que ama com o coração e com o saber.
Um verdadeiro Pai, embora apenas cumpra o seu dever, é para mim digno de admiração e respeito. Encanta-me alguém que fala dos filhos com emoção, com alegria, com desvelo, que os considera a parte mais importante da sua vida.
Conheci há pouco tempo um Pai assim e quero prestar-lhe também aqui a minha homenagem.

Sem comentários: