quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Hábitos de Antigamente

Como se fazia o sabão no período de racionamento:
Misturavam borras de azeite, toucinho rançoso esmagado, cal e potassa e depois punham  a secar.

Como esfregavam as madeiras:
As mesas e cadeiras de madeira, antes dos dias de festa ou de feira, eram esfregadas com ramos de carqueja e sabão. Só mais tarde apareceram as escovas para esfregar móveis e soalhos. 

Compras:
Tudo o que precisavam comprar, faziam-no nas pequenas mercearias. Todos os produtos eram comprados avulso, de acordo com as posses de cada família. Com 10 tostões chegavam a comprar café e açúcar. Quando iam às compras levavam os talegos de pano para trazer as compras. Grande parte dos produtos eram acondicionados em cartuchos de papel. 

Água:
Não havia água encanalizada nas casas. As mulheres iam buscá-la em quartas de barro que traziam à cabeça ou ao quadril.

Lenha:
Também a lenha para fazer lume no qual cozinhavam os alimentos era trazida do mato em feixes. Estes feixes eram trazidos à cabeça. Quem não podia ir buscá-los, ou não tinha ninguém da família para o fazer, comprava a rapazes que ganhavam a vida dessa forma. Havia também quem andasse a vender estevas e carqueja para atear o lume. 

Matança de porco:
O dia de matança do porco era dia de festa, mas também de muito trabalho. Era hábito oferecer "um presentinho" às vizinhas e pessoas mais chegadas. Este "presentinho" constava de: um bocadinho de papada, outro de entrecosto, outro de carne magra temperada, outro de toucinho e carne de ossos. 
Tudo isto era colocado dentro de uma tigela de esmalte e era tapado com um pano. Muitas vezes os "presentinhos" eram tantos que pouca carne ficava, o que causava alguma preocupação.
As pessoas que recebiam costumavam dar do que tinham, como por exemplo ovos, fruta...

Costume dos patrões pelo Natal:
Os homens que trabalhavam no campo, podiam trabalhar à jorna ou "ser justos". Os que trabalhavam à jorna, ganhavam um tanto por semana. Os que eram "justos", recebiam uma parte em bens alimentares. Nas véspera de Natal era hábito receberem um bocado de toucinho, um bocado de carne de ossos, um bocado de linguiça e outro de chouriço e uma couve, ou grãos, para o "jantar" de Natal.

Sem comentários: