sábado, 23 de novembro de 2013

Uso do Tangram com Idosos

Já havia tempo que não passava por aqui!
Não porque tenha estado parada, mas porque tenho tido actividades a mais e o tempo não estica, por muito que eu o desejasse.
Continuo com os meus três grupos, desenvolvendo as actividades habituais e outras que a minha capacidade criativa me vai ajudando a descobrir.
Ultimamente comecei a experimentar um novo material, que também utilizava com os meus alunos - O Tangram.
Para quem não conhece o Tangram compõe-se de7 formas geométricas, com as quais se podem formar um número imenso de figuras, juntando as várias peças. Os esquemas com as figuras são disponibilizados para observação. 
A dificuldade está em escolher as peças correctas e ainda mais em colocá-las na posição adequada.
Os exercícios que se podem realizar com este material implicam o funcionamento do cérebro, a observação e também a destreza manual.
Penso que foi uma boa aposta e tem despertado o interesse das "minhas meninas", onde já foi experimentado.
 Com a repetição dos exercícios, começaram a ganhar gosto pela actividade e motivação para construir novas figuras. 




Sem comentários: