quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Actividades do dia 10 de Setembro

Na passada Terça-Feira orientei da parte da manhã a Actividade Física no Centro de Dia. As actividades decorreram de forma normal, sempre num ambiente de grande descontracção e brincadeira. As pausas servem sempre para fazer abrir alguns sorrisos, porque estes meninos não brincam em serviço. Enquanto realizam os exercícios estão super concentrados. Por vezes até lhes pergunto se estão mais cansados ou zangados comigo. Nada disso, estão atentos e querem fazer tudo na perfeição. E tão empenhados se mostram que até eu me deixei embalar, não me dando conta de que já passava da hora...


De tarde segui até Colos, onde me esperava mais uma avalanche de carinhos! Tão bom... Se soubessem o que se traz, haveria fila a querer fazer aquilo que faço... 
Depois de conversarmos um pouco, em que lhes contei coisas minhas e elas coisas suas,  li-lhes um conto um pouco extenso e fui fazendo perguntas, deixando lacunas para que descobrissem as palavras que faltavam, de modo a que exercitassem  a memória e fossem acompanhando o enredo do conto. 
De seguida trabalhámos com os blocos lógicos, realizando os exercícios convencionais e depois alguns exercícios criativos, em que individualmente ou a pares iam criando figuras, umas por mim sugeridas, outras por iniciativa própria, para os outros descobrirem. Surgiram figuras interessantes e o mais importante, estavam divertidas e estavam a ser cumpridas as metas traçadas. 
De seguida teve lugar a aula de Actividade Física, que decorreu normalmente, embora com menos participantes, por motivo de doença.
Como me sentia com as baterias carregadas fui ao 1ºandar ver os meus amigos mais debilitados. Havia tempo que não realizava actividades com eles, porque não se pode dar o que não se tem... Há que haver energia e ânimo para os estimular constantemente.
A maior parte deles são doentes de Alzheimer, pelo que os exercícios  a realizar têm que ser muito simples. Conversei com eles e usei bolas coloridas, pedindo para tirarem 1 ou 2, pedindo a cor. Repetimos vezes sem conta batimentos diferentes com as bolas, mas também cada um em número reduzido, porque embora quase todos comecem, ao fim do 3º batimento, metade já está parado. Também lhes contei uma pequena história e estimulei a memória através de perguntas simples.
Tenho andado também a pesquisar sugestões de exercícios. Julgo que o resultado foi positivo, pelos momentos em que os conseguia agarrar e os via sorrir. Alguns são espaços tão curtos, mas que me deixam com um sentimento de orgulho saudável. Para mim são autenticas vitórias! :) 


E chegou a hora de regresso, já os ponteiros do relógio tinham avançado para além do ponto previsto. Cá em baixo já estavam preocupadas, porque já se fazia tarde...
Ai estas meninas... tantas mães que eu arranjei... :)


Sem comentários: