sexta-feira, 12 de julho de 2013

"Partilha de Saberes"

Ontem teve lugar no Salão de Convívio da Associação de Moradores de Aldeia do Cano, o Encontro "Partilha de Saberes".
Este evento só foi possível com a colaboração das várias instituições: Casa do Povo de Cercal do Alentejo, Santa Casa da Misericórdia de Odemira e Lar de Colos, Associação de Moradores de Aldeia do Cano e Juntas de Freguesia de Colos e Cercal do Alentejo.
As actividades contaram com 45 participantes. 
Depois das apresentações que foram feitas num ambiente de boa disposição, seguimos o guião elaborado. 
Começámos pelas cantigas de roda e foi emocionante, porque quando alguém tinha coragem para iniciar, toda a gente participava com alegria, pois eram cantigas que todos conheciam. 
De seguida passámos às lengalengas e poesias memorizadas e uns adiante, outros atrás e com alguma ajudinha, lá fomos reconstruindo, uma a uma: "O Ratinho";  "As galinhas"; "Copo, Copo"; "Deitei-me  a Dormir"; "A Velha e o Gato"; "O Macaco"; " O Ti Zé Godinho" e "O Gato Maltês".
Grande foi a risada com as trocas que volta e meia aconteciam! 
Veio então o Momento da Poesia Individual, com várias intervenções dos nossos poetas e poetisas. Houve quem declamasse poesias originais e que declamasse outras suas conhecidas desde  a infância. Até eu me estreei com umas quadras sobre este meu "trabalho" e sua evolução ao longo do tempo, desde o primeiro ao último dos grupos. Eles foram generosos e aplaudiram-me! São uns amores! 
Vieram de novo as cantigas, para animar aquela gente. Primeiro seleccionei uma rapsódia com canções conhecidas e depois cantámos "A Mulher" , a tal que não queria que o marido lhe comprasse nem blusa, nem meias, nem chancas... ela só que queria mesmo era um litro de vinho... e "O Zé aperta o laço", o tal laço que fez mudar a vida daquele Zé! 
São duas canções de que todos gostam muito e cantam com muita alegria.
Ainda houve tempo para o conto "Os dez anõezinhos da tia Verde Água". 
Voltámos às cantorias, desta vez com cantares Alentejanos: "Dá-me uma Gotinha d´Água" e "Ao passar a Ribeirinha". Não completámos o repertório, porque o tempo estava a esgotar-se.
Passámos então às danças, em que quase toda a gente participou, a maioria de pé e quem não podia participou sentado, já que  os movimentos que escolhi, foram  com a intenção de que ninguém fosse excluído. 
Escolhi 2 temas dos "Deolinda" e o resultado foi emocionante, lindo! 
Para alguns foi  a primeira vez que realizaram esta actividade e um dos temas foi mesmo uma estreia, de modo que ali estavam todos ao mesmo nível. 
Para finalizar, um alegre e farto lanche, para o qual contribuiram todas as instituições envolvidas. No final cada participante recebeu um miminho de oferta da Junta de Freguesia do Cercal.
Adorei todos aqueles momentos e pelo que sondei, os meus meninos também!
 Houve logo quem sugerisse que tínhamos que repetir!



 

Sem comentários: