sexta-feira, 3 de maio de 2013

Tarde de 2 de Maio

Ontem passei uma parte da tarde no Centro de Dia.
Começámos por conversar um pouco acerca das recordações que guardavam do Dia de Maio.
A D Maria Antónia e o Sr João disseram que costumavam ir para a Mandorelha, em família. Levavam um lanchinho (pão, um bocadinho de queijo, ou linguiça). Havia baile a toque de concertina.
Ambos recordaram como nessa altura a Mondorelha era um lindo lugar, com a Fonte de Sto António, a  Casinha das Heras, as moitas de hortencias e muita água a correr. Havia um espaço coberto de vegetação, onde havia mesas e bancos em pedra, onde as famílias podiam comer as suas merendas.
Lamentaram como aquele espaço lindo, agora está completamente destruído. 

A D.  Custódia  recordou-se de um Dia de Maio perto da Barragem de Fonte Serne. Foram de carro de parelha, para ir ao baile, mas quando lá chegaram começou a chover e tiveram que ficar debaixo do carro até a chuva parar.

A D. Ada costumava ir à Mandorelha com a família. Contou-nos também um episódio que se passou num ano em que foi à Barragem de Campilhas. Disse que levou um fogão de campismo e uma moreia para fritar e comerem lá. Quando estava a fritar a moreia, foram algumas pessoas perguntar se era para vender.
Algumas "meninas" não iam porque os pais não as deixavam. 

A D. Ilídia contou que costumava ir à Bica Santa e à Mandorelha. Falou nos bailaricos, primeiro a toque de realejo e depois de concertina. 

A D. Emília falou nas idas à Mandorelha. Diz que o lugar se enchia de gente. Levava o lanchinho da praxe, que não variava das restantes narrativas. Comentou também acerca da animação dos bailaricos. 
Esta amiga foi desencantar mais um relíquia do Cercal - Os Bailes do Picadinho (novidade para mim) ... mas isso fica para a altura da Feira de S. Pedro...

Depois desta recolha li-lhes algumas fábulas e alguns contos tradicionais.
No tempo restante "brincámos" um pouco a fazer lançamentos com uma bola. É sempre motivo de animação e permite que façam alguns movimentos, já que algumas "meninas" não participam na Actividade Física, umas por limitação, outras por  falta de vontade. 


Sem comentários: