terça-feira, 7 de maio de 2013

Recolha de Cantigas de Roda

O Foguete

O foguete, o foguete vai ao ar
dá um estalo, dá um estalo todo chique
não há moças bonitas e belas
como aquelas da vila de Ourique.

Como aquelas da vila de Ourique,
como aquelas da vila de Garvão,
dá um estalo, dá um estalo todo chique
oh amor dá cá a mão.

(D. Maria Inácia)

O Balão
Eu joguei o balão ao ar,
eu joguei-o deixá-lo ir,
ajuntaram-se as moças todas
para ver o balão subir.

Para ver o balão subir,
para ver o balão baixar.
Eu joguei-o deixá-lo ir,
eu joguei o balão ao ar.

(D. Engrácia e D. Idália)

Andorinha

Andorinha, andar andou,
caiu no laço, logo lá ficou.
Dá-me um abraço, com desembaraço,
que a andorinha nova já caiu no laço.

(D. Idália e D. Joana)

Borboleta Branca

Borboleta branca que se atira ao ar
 Borboleta branca que se atira ao ar
 a menina.... não se quer casar
a menina... não se quer casar.
Não se quer casar, quer morrer donzela,
não se quer casar, quer morrer donzela,
quer levar pr´a cova palmito e capela,
quer levar pr´a cova palmito e capela.
Palmito e capela já não levas não,
palmito e capela já não levas não,
que este rapazinho já te deu a mão.
que este rapazinho já te deu a mão.

(D. Idália)

O Enleio
Oh enleio que te enleaste
no mais alto acipreste
Oh enleio que te enleaste
no mais alto acipreste.
Também eu me enlearia,
se o meu amor cá estivesse.
Também eu me enlearia,
se o meu amor cá estivesse.
Batam palmas, palmas, palmas,
oh amor dá cá a mão.
Batam palmas, palmas palmas,
oh amor dá cá  a mão.
dá-me cá esses teus braços,
amor do meu coração.
Dá-me cá esses teus braços,
amor do meu coração. 

(D. Engrácia e D. Idália)



Sem comentários: