sábado, 11 de maio de 2013

Tarde de 10 de Maio no Centro de Dia

Ontem desloquei-me ao Centro de Dia para mais uma tarde de actividades. 
Depois da conversinha individual da praxe, dei-lhes conhecimento de uma obra recentemente adquirida, da responsabilidade de um poeta popular de S. Martinho das Amoreiras, o Sr. Manuel da Silva Graça. A obra é constituída por um elevado número de quadras sobre os mais variadíssimos assuntos relacionados com a vida do autor, com a realidade alentejana e também com assuntos de interesse nacional. 
Li-lhes diversas quadras de que mostraram gostar. 
Depois passei a gravação das cantigas de roda e dos versinhos recolhidos no Lar de Colos. Adoraram! Disseram-me que também conheciam essa cantigas e a partir daí recordaram outras e outros versinhos que recolhi com muita satisfação.
Contaram-me com faziam os bailes de roda e explicaram-me o procedimento de algumas danças, mostrando grande alegria por recordarem momentos da sua juventude. 
Algumas lamentaram-se da idade e dos males e eu como sempre, procurei animá-las e incutir-lhes o pensamento positivo de vivermos um dia de cada vez e aproveitar tudo o que temos à nossa disposição.
Dado o adiantado da hora e a proximidade da hora do lanche, terminámos as actividades, com uma alegre despedida, pois ainda cantámos 1 ou 2 cantiguinhas alentejanas.  
Ontem saí de lá particularmente feliz, porque acho que consegui motivar uma das meninas que se mostrava sempre desinteressada em relação às actividades desenvolvidas. Foi muito gratificante, porque eu vou lá com o objectivo de lhes proporcionar a todas uns momnetos de alegria, não quero de forma alguma tornar-me maçadora, porque para maçada já bastam os problemas que elas carregam. 

(Foto de actividade anterior)

Sem comentários: