quinta-feira, 9 de maio de 2013

Actividades do dia 7 de Maio

Na passada Terça-Feira, como é habitual, dinamizei a Actividade Física no Centro de Dia, no período da manhã. Decorreu tudo na maior das normalidades, embora o tempo de exercícios de pé tenham sido alargado um pouco. 
Realizámos depois exercícios usando os bastões, uns já habituais e outro que foi introduzido nesse dia. Certo que não tenho formação específica, mas vim de uma profissão em que frequentemente me socorria da criatividade, para estimular o interesse. Assim, respeitando as capacidades, bem como o esforço exigido,  vou descobrindo alguns exercícios novos que agradam sempre a este grupo fantástico e interessado.


Na parte da tarde as actividades desenrolaram-se no Lar de Colos. 
Depois do período inicial, dos miminhos, começámos pelo Jogo dos Provérbios, que já havia umas semanas não fazíamos, pelo menos de modo tão completo. Correu bem, fora os atropelos, porque aquelas "meninas", desde que saibam, não respeitam a vez. 
Após a leitura de alguns Contos Tradicionais, fizemos outro jogo, para exercitar a memória. Este jogo consistia em encontrar nomes de pessoas, animais, plantas, localidades, a partir de uma determinada letra. Apesar de terem revelado alguma dificuldade, mostraram interesse. Para facilitar formei grupos para encontrarem as respostas. O jogo teve continuidade após a Actividade Física, dado o interesse suscitado.
O período de Actividade Física correu muito bem, com a sala cheia. 
Nota-se perfeitamente um progresso ao nível da resistência física. Apesar de verificar progressos em praticamente todos eles, há um caso particular que me enche de alegria, que é o caso de um amigo, de 56 anos que é quase invisual e sofreu um AVC que o deixou muito limitado a nível de locomoção e movimentação. Segundo tenho conhecimento há um grande empenho por parte de todo o pessoal do Lar, para o encorajar e ele tem uma força de vontade fantástica. Tenho-lhe deixado material para  praticar ao longo da semana e  fico surpreendida com a evolução favorável que lhe noto. 
Este amigo é um exemplo de luta e coragem! Fico muito feliz, por de alguma forma, dentro do meu quase desconhecimento, o estar a ajudar. 
Como o Jogo das Palavras tivesse ficado por concluir, apenas me desloquei ao 1º andar para uma visitinha, pelo que as actividades ficaram para o próximo dia. 
As minhas amigas do Lar andam em grande azáfama com os preparativos para o tradicional mastro de Sto António. 


Sem comentários: