quinta-feira, 30 de maio de 2013

Actividade Semanal (2ª parte)

Hoje desloquei-me à Aldeia do Cano, onde encontrei um maravilhoso grupo de 19 elementos, 16 do sexo feminino e 3 do masculino. 
Foram umas horas bem animadas! 
O 1º tema foi Segurança. Alertei-os para os burlões, os assaltantes, os aliciamentos pelo telefone. Recomendei-lhes que não fornecessem dados nenhuns sobre eles ou familiares.
 Algumas pessoas relataram experiências e situações que tinham passado na televisão. 
De seguida li-lhes 3 Contos Tradicionais Portugueses: "A sopa de Pedra", " Frei João Sem Cuidados" e "O Velho, o Rapaz e o Burro". 
Depois tivemos o Concurso dos Provérbios Populares. 
Para treinar a memória, voltámos a repetir o poema do Ratinho. Quem estava de novo, aprendeu também. Introduzi mais um pequeno poema e no final repetimos os 2. 
Claro que este momento é sempre bem animado, porque os enganos, dão logo origem  a boas gargalhadas.

Galinhas
Três galinhas a cantar
vão p´ro campo passear.
Uma à frente, é a primeira,
logo as outras em carreira.
Vão assim  a passear,
os bichinhos procurar.

Depois houve o momento do Cante Alentejano, em que cantarolámos o "Dá-me uma gotinha d´água", que começou meio murcho, mas em que ao fim das 2 ou 3 vezes, já estávamos afinadíssimos, com toda a gente  a participar.
Tão animados ficámos que até alguém deixou uma sugestão bem arrojada... mas isso a seu tempo se verá...
No final realizámos a Actividade Física, hoje já mais animada pela música, uma vez que a Associação de Moradores adquiriu uma pequena aparelhagem. 
Tendo em conta que neste grupo praticamente todos os elementos estão ainda muito bem, estou a pensar alterar estas aulas e dar-lhes mais movimento, mas isso terá que ser a seu tempo... 
No final realizo com eles sempre alguns exercícios de relaxamento, de forma que, quando terminamos, toda a gente fica tão tranquila... 
Foi uma tarde muito gratificante, com muita alegria, muitas gargalhadas e no final todos me dizem que gostaram , que foi bom, que vão voltar... e eu sinto que o meu coração quase não me cabe no peito... e penso que nesse momento nada me falta...






2 comentários:

zecalina disse...

Lendo este texto melhor fico conhecendo Luísa Fonseca, pela sua bondade seu carinho e amizade, parabéns pelo seu trabalho.

dardemimluisa disse...

Obg pelas suas amáveis palavras! Tudo aquilo que faço é de coração e acredite, sou uma das principais beneficiadas!