sábado, 9 de março de 2013

Mezinhas e Benzeduras

A partir de algum material que já tinha recolhido há uns anos num projecto que envolvia os meus alunos da Escola de Aldeia do Cano, os alunos das escolas de Pouca Farinha, Sonega e pessoas idosas destas localidades, decidi alargar a pesquisa com os conhecimentos das "minhas meninas" do Cercal e de Colos.
Como este é um tema especial e para que os registos sejam de mais fácil consulta, decidi criar uma etiqueta específica para o mesmo. 
Como em todas as recolhas que faço, sinto-me como alguém que está a recolher tesouros do fundo do mar,  antes que a força das águas os arrastem até sítios para sempre inacessíveis.
Estes são saberes que um dia irão ficar irremediavelmente perdidos, pelo que por vezes sinto-me, numa luta contra o tempo para os recolher, guardar e preservar.
Como posso deixar escapar algum tema importante, solicito a quem segue o blog que me sugira alguns que lhe pareçam importantes. 
Nesta etiqueta irão surgir mezinhas caseiras, feitas a partir de plantas e de outras substâncias por vezes até meio estranhas e as tais rezas - benzeduras e orações. 
Antigamente eram estes os saberes de que as pessoas se socorriam para tratar quase todo o tipo de enfermidades. 
Os médicos eram a última opção, já em situações ditas extremas. 


2 comentários:

Anónimo disse...

boa noite, estou a fazer um trabalho sobre rezas e benzeduras. Será que podia ter acesso ao documento da sua foto?

Ana

dardemimluisa disse...

Olá Ana! De muito boa vontade, só que perdi o que tinha em suporte digital e agora tenho que processar tudo de novo. Se não tiver mta pressa e me deixar o seu email, posso enviar à medida que for organizando o material.