sábado, 9 de março de 2013

Contos das Meninas de Colos

Conto da D. Idália


Um filho, como o pai já era muito velho e não o queria ter em casa, decidiu mandá-lo embora à procura de um albergue. Antes dele sair arranjaram-lhe um pequeno farnel e o filho deu-lhe uma manta velha para ele se abrigar. 
Quando o velho ia a sair de casa, o neto chegou ao pé dele e disse-lhe:
- Avô, dê cá essa manta para eu a cortar ao meio.
- Ao meio? Então tu ainda és pior do que o teu pai, que só me deixas levar metade da manta- Disse o velho muito triste.
- Pois avô, vocemecê leva metade, porque  a outra metade é para eu dar ao meu pai, quando ele for da sua idade e eu o mandar também embora de casa.
O filho do velhote ao ouvir isto, encheu-se de remorços e disse ao pai:
- Afinal meu pai, deixe-se ficar aqui com a gente.


Conto da D. Engrácia

O conto da nossa amiga, é semelhante ao primeiro, só difere na parte final.
O filho entregava ao pai, junto com o farnel, uma tigela velha. 
Quando o avô ia a sair de casa, veio o neto e disse-lhe:
- Avô, vocemecê vai-se embora, mas a tigela fica cá em casa.
- Mas então, nem a minha tigela, mesmo velha, me deixas levar. Ainda és mais ruim que o teu pai. - disse o velhote.
- O avô não pode levar a tigela, porque quando o meu pai for velho e eu o mandar embora, ele vai levar esta tigela com ele. 
Também aqui o filho se arrependeu e não mandou o pai embora.


Sem comentários: