sexta-feira, 8 de março de 2013

Actividades Semanais de Voluntariado

Ando atrasadíssima com as publicações dos registos das actividades, mas vou tentar pôr tudo em ordem.
Na terça-feira passada as actividades decorreram dentro da normalidade. De manhã, no Centro de Dia, introduzi alguns exercícios novos, com elevação de pernas, um pouco mais puxados, pelo que não os repetimos tantas vezes como os outros. Apesar disso, a boa disposição reinou como sempre. 
Temos ali um belo grupo de atletas! Nota-se como a capacidade de resistência tem melhorado e como realizam os exercícios com mais facilidade. 
Desta vez trouxe uns registos fotográficos:






Com o grande temporal que apanhei pelo caminho, cheguei a Colos já atrasada em relação ao habitual e as "minhas meninas" já estavam preocupadas. Às vezes parece-me que arranjei uma"carrada" de mães... Preocupam-se se estou doente, se chego com as mãos frias e aquecem-mas, avisam-me para vir com cuidado... enfim aquelas coisas que só as mães não se cansam de falar e de fazer.
Comecei por lhes propôr falar sobre mezinhas antigas e benzeduras e conversámos sobre a benzedura do mau olhado, da qual recolhi vários registos diferentes. 
De seguida li-lhes alguns contos tradicionais Portugueses e 2 amigas também contaram outros que conheciam. 
Depois foi tempo para a Actividade Física, que vai tendo mais adeptos, principalmente homens. Todos demonstram vontade em participar e há quem diga que já sente melhoras. Não sei se não será para me fazerem sentir bem... 
Temos lá um amigo, bastante novo, praticamente da minha idade, com problemas de visão e a recuperar de um AVC, que tem tanta força de vontade e para o qual estes momentos são de grande importância. 
Então aqui fica o registo fotográfico dos atletas de Colos:





No 1º andar, dadas as limitações cada vez mais notórias, torna-se difícil implementar estas actividades, pelo que eu e a animadora, ficámos de pensar em alternativas. 
Para lá estar a trabalhar com eles, é preciso algum distanciamento, que quase sempre consigo ter, mas nesta Terça-feira deixei-me envolver para lá do desejável. Ver aqueles estados de perfeito alheamento, sem que o coração não se aperte ... não deu... Porém tenho consciência, de que apenas distanciando-me posso ajudá-los.
Desta vez não houve cantigas à despedida, mas deixei-os a ouvir uns CDs de música Portuguesa antiga, que levei e mostraram estar a apreciar. 

Sem comentários: