quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Atividades de Voluntariado

Ontem foi mais um dia dedicado ao voluntariado!
A manhã decorreu no Centro de Dia com mais uma sessão de Atividade Física. O grupo estava composto, embora faltassem alguns elementos. O material utizado foi o bastão. Correu muito bem, com a ajuda da música ambiente e claro está o empenho e a boa disposição daquelas atletas e do nosso atleta preferido, ou devo dizer antes o único... 






De tarde desloquei-me, como é habitual, ao Lar de Colos.
Desta vez alterámos a ordem das atividades. Iniciei com a Hora do Conto e recolha de recordações. Como estamos na época do Carnaval, escolhi este tema para a nossa conversa. Outro dia deixarei aqui os dados recolhidos. Li-lhes também umas quadras que a D.Idália tinha à minha espera, que tinham sido criadas pelo seu pai, que apesar de ser praticamente analfabeto, era um poeta popular de mão cheia. Mais um tesouro, que veio parar às minhas mãos! Como a D. Idália me autorizou a publicar algumas, oportunamente partilhá-las-ei com quem por aqui passar. 
Depois do lanche, veio o momento da Atividade Física cujo número de participantes aumentou significativamente, uma vez que integrámos os utentes de outra sala. 
Comecei por me apresentar e conversar um pouquinho com eles explicando-lhes os benefícios do exercício físico na sua faixa etária, de modo a motivá-los para a atividade e fiquei encantada ao ver que os senhores, a pouco e pouco, começaram a participar.
Como havia muitos iniciantes, usei as bolas que são mais leves e aligeirei alguns exercícios. 
Houve momentos em que me emocionei, ao ver todos aqueles braços no ar, as tentativas para conseguir fazer o melhor que podiam... O meu peito... ficou tão cheio... 
No final perguntei-lhes se tinham gostado, se tinham ficado muito cansados e se queriam continuar a participar. Senti que todos estavam entusiasmados, o que aumentou a minha alegria.
A seguir fui para o 1ºandar, onde estão as pessoas que embora não estejam acamadas, estão mais limitadas, a todos os níveis.
Aí o trabalho desenvolvido foi mais ligeiro e apesar da participação ter sido fraca, cada movimento que lhes consegui arrancar foi uma vitória. No final também a maior parte disse que gostou e que queria continuar na próxima semana.
Apesar de termos que fazer alguns acertos em relação ao espaço, foi uma tarde muito positiva e mesmo tendo em conta os meus fracos conhecimentos, julgo que tudo o que for feito por estes "meninos", neste campo, é sempre uma mais valia.
E eu, saí de lá às 17h de alma cheia de alegria e com a tal estranha forma de felicidade que hoje me alimenta a vida... 



Sem comentários: