terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Terça Feira animada

Hoje reparti-me entre o Centro de Dia e o Lar. 
De manhã orientei pela primeira vez a Atividade Física no Centro de Dia. Como habitualmente, realizaram-se exercícios de pé e outros sentadas. O material utilizado foi as bolas.
Penso que desempenhei satisfatoriamente o meu papel. Pelo menos as minhas meninas não reclamaram e fizeram todos os exercícios com grande alegria e satisfação, ao som de uma música bem animada.
Não tenho registo fotográfico, por esquecimento. 
De tarde rumei a Colos.
Como costume iniciámos com o momento de Atividade Física. Hoje consegui convencer mais dois meninos a participar, mas perdi um da semana passada, que fez como fazem as crianças, disse-me que ia ali e já voltava... não o vi até final da tarde... 
De seguida conversámos sobre o evento das Janeiras, que ocorreu no Cercal. Cantei-lhes a canção, mostrei-lhes algumas fotografias, principalmente onde eu estava, uma vez que foi de lá que trouxe parte da vestimenta. Satisfiz-lhes várias curiosidades: o que tínhamos recebido, por onde tínhamos andado, o que tínhamos feito às ofertas..
Seguidamente li-lhes algumas fábulas até à hora do lanche.
A seguir ao lanche propus-lhes como tema de conversa, os namoros do seu tempo. Acharam muita graça e contaram-me algumas coisas muito curiosas. 
Dado que é um assunto do foro íntimo, estou a fazer a recolha a nível de tópicos: como e onde normalmente se conheciam, as técnicas de conquista que os rapazes usavam, a etiqueta do namoro, onde namoravam, se saíam a passear e com quem, se trocavam cartas e quem as escrevia (porque poucas pessoas sabiam ler e escrever)... 
Logo que tenha todos os dados recolhidos, deixarei aqui o registo deste tema.

Na sequência de uma das fábulas que lhes li, a D. Idália lembrou-se destes versinhos: 

O leão é rei da selva,
o boi, rei dos animais, 
o Sol, rei do mundo
e o ouro, rei dos metais. 











Sem comentários: