quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Mais um aniversário amargo

Aproxima-se a passos largos mais um aniversário bem amargo! 
Sinto-o aproximar e faço de tudo, para que o meu pensamento se mantenha no Agora e não corra nem para a data que me espreita e muito menos, recue no tempo e vá lá ter, aos momentos em que a dor ficou tão grande, que eu julguei não ter forças para a suportar. 
Sempre que páro da minha labuta diária, a mente, sem dó nem piedade, dá logo sinal de que me vai arrastar para a frente, ou pior ainda, para trás... 
Mas eu, que aprendi a estar desperta, dou pelas suas manobras e fico a sentir o seu propósito. Então respiro fundo e falo com ela e comigo.
A ela, à mente, digo-lhe: obrigada por me quereres fazer reviver parte da minha vida, obrigada por me quereres preparar para o tal dia, em que as forças sempre me escapam... Obrigada... mas deixa... eu estou pronta para quando esse dia chegar... 
A mim digo: Luisinha, já passou! Quando esse dia chegar, nada vai acontecer, porque o que te faz sofrer, não está a acontecer agora, aconteceu há oito anos. Nesse dia que está a chegar, aquele que mais amaste na vida, já não sofre, já está em paz num lugar que deve ser belo, pois ele era um ser humano maravilhoso. Não precisas chorar por ele. E por ti? Por ti também não. Hoje alcançaste a paz e a serenidade. Hoje já aprendeste a encontrar a força e a coragem dentro de ti. Hoje já aprendeste a amar-te e a viver contigo mesma. Então porque hás-de sofrer? Vais ficar triste? Claro que sim. Vais desejar que tudo tivesse sido diferente? Claro que sim! Mas vais também aceitar que tudo aconteceu, vais olhar dentro de ti e vais descobrir que antes de acontecer, tu e o teu amor, viveram um amor tão lindo durante quase 27 anos... Será que isso não será motivo suficiente para te aquecer o coração e encontrares serenidade dentro de ti, para ofereceres ao teu amor um dia tranquilo? Claro que sim! Aproveita esse dia, não para chorar, mas para meditar, para olhares dentro de ti e descobrires as maravilhas que aí guardas. 
Convencida de que cada um apenas por cá fica enquanto a sua missão não está cumprida, vou estar atenta à mistura de sensações, de emoções e de sentimentos que me vão invadir nesse dia e vou oferecer ao meu companheiro de sempre a única prenda que me é possível - um dia sem sofrimento.

Sem comentários: