domingo, 6 de janeiro de 2013

Porque me Dou?

Desde que me embrenhei por este novo caminho, estou mais atenta aos pensamentos, às emoções, às atitudes, às reações... Questiono-me imensas vezes sobre o que faço, o que penso, sobre as decisões que tomo... 
Não me martirizo quando tomo uma decisão "errada", ou quando reajo de uma forma "menos acertada" a algo que me dizem ou fazem. 
Mas todas as noites, antes de adormecer passo a "pente fino" tudo o que aconteceu ao longo do dia e tal e qual como fazemos nas limpezas, guardo no fundo do coração as coisas "boas", deito no lixo as outras, as que não interessam e procuro remediar o que considere que posso fazer melhor.
Já consigo perdoar com mais facilidade e também estou a fazer progressos no sentido de aceitar os outros da forma que eles são. 
Mas voltando atrás, quando medito tenho-me questionado acerca do motivo pelo qual continuo a fazer voluntariado com velhotes. 
No início foi para encher o tal vazio que me ficou, mas hoje essa razão já não tem o peso de antes. Hoje poderia ocupar os momentos de cada dia com outras coisas.
Ontem, enquanto esfregava as mãos uma na outra, para as aquecer, fez-se luz na minha consciência.
Recordei-me de como é bom, de como sabe bem, quando chego ao Centro de Dia ou ao Lar e me pegam nas mãos e quando as sentem frias, partilham comigo o pouco calor que os seus corpos ainda libertam, não desistindo enquanto não conseguem o objetivo pretendido. Cá no fundo, acredito que a rapidez com que as minhas mãos acabam por aquecer, não tem origem no calor das suas mãos cansadas e gastas, mas sim no seus corações, onde talvez o meu carinho tenha ateado uma chama de amor. 
Emociono-me sempre que fazem isso e não são apenas as minhas mãos que ficam quentinhas, é também o meu coração que aquece e passa a palpitar com mais alegria. 
Por tudo isto, concluo que esta minha atividade, não é apenas altruísta, é mais um gesto de partilha, uma troca de afetos...
Os momentos que eu passo com os meus velhotes, que eu designo por "minhas meninas", porque são mais senhoras, são momentos de amor que cada vez me dão mais alegria e prazer.

Sem comentários: