terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Segunda Feira - Dia de Voluntariado

Ontem, como é habitual, parte da manhã foi passada no Centro de Dia, na aula de ginástica. Foi dia de levantamento do peso, só que os alteres foram substituídos por garrafas de água. As nossa meninas e o nosso atleta masculino, já não estão interessados em criar músculos. Estes exercícios ajudam a manter a massa muscular e a manter a capacidade de movimentos.
De início as garrafas eram apenas cheias até metade, mas há tempo que os exercícios são realizados com elas cheias de água.
Como sempre correu muito bem! 




De tarde em Colos também correu tudo muito bem! Antes de qualquer coisa, tive que lhes dar notícias do meu netinho e da minha filha e mostrar-lhes uma fotografia que tenho no telemóvel. É emocionante ver como muda a expressão delas ao verem a fotografia do bebé. Sorriem e muitas delas falam com ele, como se estivessem mesmo na sua  presença, dizendo aquelas coisas que normalmente dizemos aos bebés... Comoveu-me imenso ler-lhes a alegria no olhar e nos gestos. Até no 1ºandar, que as pessoas são bastante limitadas, mostrei-lhes a fotografia e o resultado ainda me surpreendeu mais. Há lá pessoas a quem nunca tinha ouvido a voz e que ao verem a imagem de um bebé, se manifestaram com alegria e com uma doçura... Incrível ... Emocionante mesmo!
Começámos por fazer 1 hora de Atividade Física, alternando os exercícios de pé e sentadas. Tornei a utilizar os bastões, fazendo exercícios variados. Até algumas meninas que não saiam do sofá, já quiseram juntar-se ao grupo, fazendo parte dos exercícios de pé e apenas se sentando quando estavam mais cansadas. 
Após esta atividade, li-lhes o conto tradicional "Março, Marçagão" e a fábula "O Corvo Sábio". Acharam graça aos dois e a D. Idália contou também um conto de que se lembrou por ser semelhante ao primeiro. Na mesma sequência estivemos ainda a recordar e recontar "Os dez anõezinhos da Tia Verde Água", que lhes tinha contado havia tempo.
Antes do lanche ainda houve tempo para treinar as lengalengas e os versinhos.
Após o intervalo, ensaiámos a moda alentejana " Lírio Roxo", que foi a escolhida para participarem na Festa de Natal das escolas. 
No final, foi tempo para algumas recolhas relacionadas com experiências de vida e para alguns versinhos que duas amigas quiseram recitar-nos. 
O Lar está bonito, todo a lembrar o Natal! Com o adiantado da hora, esqueci-me de fotografar, ficará para a próxima. 
Na entrada há uma árvore de Natal decorada com estrelas, contendo cada uma delas uma frase sobre o Natal, que cada um dos utentes ditou ou escreveu. Há também outra árvore onde quem faz parte do lar, ou quem o visita pode deixar uma mensagem natalícia. O refeitório também estava a ser decorado.


Sem comentários: