quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Atividades de Segunda Feira

Tenho andado ausente do meu blog, mas por uma boa causa. O fim de semana foi muito atarefado e depois queria terminar a última mantinha do Diogo, que logo, logo está aí. 
Segunda feira, tal como é habitual, fui apoiar a aula de ginástica no Centro de Dia.  Desta vez o material utilizado foi as garrafas de plástico. Só por curiosidade quero dizer-vos que no início os exercícios eram feitos com as garrafas meias de água. Agora já são cheias e os exercícios realizados têm vindo a aumentar quer no nº de vezes em que são repetidos, quer no grau de dificuldade e as "nossas meninas" aguentam tudo sem um queixume, pelo contrário, com boa disposição e com a musiquinha a animar. 


De tarde fui até ao Lar de Colos! 
Mal entrei tive uma agradável surpresa! Fui lá encontrar uma senhora de quem eu gostava muito e que esteve aqui no Centro de Dia quando eu comecei a fazer voluntariado, há quase 8 anos. A alegria foi maior por ver que ela ainda está bem e ainda se lembra dos versinhos tão engraçados que costumava dizer. Claro que gravei logo uma série deles! Deixou-me feliz voltar a ter oportunidade de aprender com a D. Rosa! 
Iniciámos com a  atividade física, embora houvesse lá algumas "meninas" que estavam um pouco abatidas, por isso aligeirei os exercícios, para que elas não desistam e façam alguns movimentos. 
Depois li-lhes os contos "A raposa e o gaio" e "A raposa que foi ao galinheiro". A participação foi grande, como é costume. 
No espaço das lembranças recolhi várias poesias, que publicarei aqui. Não recolhi mais, porque tive que dar por terminado "o tempo de antena". Bem, isto com muito cuidado, para não melindrar ninguém. 
Antes do lanche ainda jogámos ao jogo dos provérbios, que dá sempre confusão. Há lá uma senhora que quando falamos com ela nunca percebe, temos que ir ao pé dela para ouvir bem, pois não sei como, mas não é que no jogo dos provérbios está sempre a responder na vez das outras! Toda a gente se questiona e acabamos por achar graça. 
Depois do lanche foi o tempo das lengalengas e ainda de alguns trava-línguas, um que lhes ensinei e outros que elas sabiam e por fim como não podia deixar de ser, uma cantiguinha para a despedida.
No espaço do lanche estive também um tempinho do 1ºandar, porque o Sr. Armando e a D. Beatriz ficam sempre felizes ao participar no jogo dos provérbios. Aos restantes um bocadinho de conversa, um miminho, o pegar na mão, ou uma festinha no ombro, um sorriso e pouco mais se pode fazer... 





A minha amiga Idália estava com vontade de dizer versinhos, alguns vou publicar mas há uns que não posso, ela proibiu-me, porque sabe que a família vem cá visitar o blog! 
Esta "menina" é das tais pessoas com muita força, que muitas vezes apresenta uma alegria que não sente, foi o caso da passada segunda feira.



Sem comentários: