sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sorrir aos Outros

Hoje alguém me fez ficar com vontade de desenvolver este tema! 
Quando saio à rua gosto de cumprimentar as pessoas com um sorriso e também gosto de receber sorrisos no cumprimento dos outros.
Não sei explicar, mas sinto-me como uma esponja que absorve o que a rodeia. Aperta-se-me o peito quando me cruzo com alguém de olhar triste e anima-me a alma ver risos e sorrisos estampados no rosto dos outros. 
Já algumas vezes sorri sem vontade, mas faço sempre por sorrir, porque sinto que os sorrisos fazem bem, tanto  a quem os dá, como a quem os recebe. 
Mas há dias em que o sorriso é genuíno e reflete a paz que sinto cá dentro e nesses dias, julgo que o sorriso deve ser luminoso, porque ao sorrir sinto como que o olhar encandeado. Pois quando o brilho do olhar acompanha o sorriso, algumas pessoas já me têm dito:
- Bem, hoje estás tão bem!
Isso é o que dizem, o que pensam não sei, como não sei o que pensam aqueles que apenas me olham e nada dizem.
Mas eu não me importo e ainda sorrio com mais vontade, sorrio para fora e centrando-me na criança que existe dentro de mim, sorrio para dentro e rio baixinho, deixando-a brincar comigo. Juntas ficamos a inventar a que associarão as pessoas estes meus sorrisos e quanto mais inventamos, mais nos divertimos e mais vontade tenho de sorrir ao cumprimentar aqueles com quem me cruzo. 
Até lhes podia dizer porque sorrio, mas não, para quê? Porquê tirar-lhes a possibilidade de imaginar? 
Há dias em que eu própria me pergunto da razão do meu sorriso iluminado mas logo descubro a resposta!
Sorrio porque estou em paz e centrada no que realmente é importante. 
Sorrio porque estou desperta para as maravilhas que me cercam e que me encantam. 
Sorrio porque apesar do período duro que vivi e da perda irreparável que sofri, o meu coração manteve-se doce e continua a saber dar amor.
Sorrio porque não guardo mágoas nem rancores de ninguém. 
Sorrio porque sou livre para ter os meus sonhos que não causam danos a ninguém. 
Sorrio porque descobri uma nova forma de felicidade e de alegria interior e finalmente sorrio, para que também os outros se deixem contagiar pelo meu estado de espírito e me sorriam também, porque isso só contribuirá para aumentar ainda mais a minha vontade de sorrir.

3 comentários:

Anónimo disse...

quando cumprimento uma pessoa de quem gosto por vezes e dificil sorrir para ela mesmo estanto feliz...
O que devo fazer para o meu sorriso parecer verdadeiro?

dardemimluisa disse...

Para o sorriso parecer verdadeiro, ele tem que ser verdadeiro, tem que vir do coração e ser dado com amor. Só quando olhamos os outros com amor, lhes podemos sorrir verdadeiramente... De outra forma será sempre um sorriso de cortesia, algo meio falso... :)

dardemimluisa disse...

Ou então não está mesmo feliz e não tem vontade de sorrir. Quando estamos tristes, não conseguimos sorrir verdadeiramente, porque o sorriso representa alegria e não podemos dar aquilo que não temos...