segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lembranças de Outono

Hoje no Lar de Colos falámos sobre o outono e pedi-lhes que me contassem as recordações que tinham desta estação do ano.
Disseram-me que os principais trabalhos eram: a vindima, apanha das nozes, dos tomates chamados de inverno, apanha da azeitona e plantação das hortas. 

Falaram-me da tradição de "Ir ao Bolinho", que acontecia no dia 1 de Novembro, Dia de todos os Santos, em que as crianças, com "talegos" de pano,  iam a casa dos lavradores pedir os "bolinhos". Normalmente davam-lhes castanhas, romãs e batatas doces. Em algumas destas casas faziam-se broas de milho e "brandeirinhos" da massa do pão, para dar um a cada criança que lá fosse.

Também referiram a tradição do S. Martinho, dia 11 de Novembro, em que ao serão, à roda da lareira, as famílias assavam castanhas e bolotas, que os adultos, principalmente os homens, acompanhavam com anis, água-ardente... Enquanto comiam e bebiam, contavam contos, adivinhas e cantavam. 

Era ainda nesta estação que em algumas  casas acontecia "a matança do porco", que era um dia de festa. A família juntava-se. Os homens ajudavam a matar e a arranjar o porco e as mulheres a lavar as tripas e a tratar das carnes. A almoço era sempre "cachola" frita e "moleja". 


Além desta conversa, pudemos realizar mais um período de Atividade Física, que correu muito bem. Realizámos exercícios de pé e outros sentados e toda a gente colaborou. Quem não podia mexer as pernas, mexia os braços e vice-versa, ou seja cada um movimentava o que podia. 


Também "jogámos" ao Jogo dos Provérbios, desta vez com nova recolha que eu fiz, porque os outros já estavam todos" na pontinha da língua"! Desta vez já não empataram todas, mas a maioria acertou tudo.
Claro que ainda houve tempo para a leitura de um conto, de umas anedotas e terminámos a tarde com umas cantiguinhas, para a despedida ser em beleza.
Foi uma tarde muito agradável, muito doce, com muita alegria...

Sem comentários: