sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Natal

O Natal deve ser aquilo que eu desejaria para todos os dias do ano, em todos os lugares do mundo.
Seria tempo de Paz, de Harmonia, de Amor e Alegria! 
Um tempo de reflexão e ao mesmo tempo de dádiva e partilha. Mas não partilha de grandes presentes comprados. Seria antes tempo de partilha daquilo que não se vende, ou de mimos simbólicos feitos com as mãos do coração.
Tanta coisa que se poderia oferecer... 
Com o tempo o Natal passou a ser um período de azáfama e de stress. Eu prefiro o outro, aquele em que cresci e que mesmo com pouco havia alegria e paz.
A surpresa de uns chocolatinhos no sapatinho, de umas roupinhas novas para estrear no Dia de Natal... era tão bom!
A azáfama ficava-se pela feitura de um bolinho, uns biscoitinhos ou filhós e da matança de um frango maior, ou um galo.
À noite, à lareira a minha mãezinha contava histórias, jogávamos às cartas, comíamos  os docinhos. Os meus pais bebiam um copinho de vinho doce que se comprava à medida e eu molhava o bico. 
Na manhã quase sempre acordava com o cheirinho a fatias de ovos... :) 
Se acordava mais cedo corria à cozinha a ver o sapatinho e ficava sempre feliz, por ver que o "Menino Jesus" me tinha deixado alguma coisa.
Recordo que ia sempre com medo de Ele não me deixar nada, temia o castigo por me  "portar mal"de vez em quando... Comecei a carregar culpas muito cedo... 
Depois as coisas de Natal foram crescendo... e mais tarde começaram a diminuir as pessoas desse meu Natal de infância e até do Natal já adulta...
A partir daí esta quadra começou  a deixar de ser desejada...
Este ano espero um Natal de Muita Alegria e Amor.
Estou a contar com a mesa cheia com todos aqueles que têm lugar no meu coração. Espero  juntar quatro gerações nessa minha mesa de Natal!
Alguns será a primeira vez que se sentam à minha mesa no Natal, outros a primeira vez que se juntam à mesma mesa. 
Tudo isso me deixa animada, tendo já superado a fase de stress ao pensar se serei capaz de preparar tudo a gosto de todos.
Tomei consciência do estado em que estava a entrar e transformei a preocupação em alegria e animação. Vou cozinhar para pessoas que me amam, tudo será feito com amor e certamente ficará bom... Se por acaso não ficar perfeito, sei que o amor traz tolerância e todos serão condescendentes.
O importante é que dentro de cada coração que estiver na minha mesa, haja Paz, Alegria, Esperança e Felicidade!
E se cada um desses corações estiver completo, haverá muito mais gente neste meu almoço de Natal, porque cada um guardará aqueles que não podem estar presentes, seja qual for a razão, mas que nem por isso serão esquecidos... 

Sem comentários: