domingo, 22 de dezembro de 2013

Recordações de serões à lareira

Contam as minhas meninas que antigamente, como as pessoas tinham pouca roupa, tinham muitas vezes que lavá-la já de noite e secá-la ao lume, para vestirem no dia seguinte. 
Dizem que ao serão costumavam torrar grãos, fazer "freiras" (milho torrado), assar bolotas das azinheiras e quando não encontravam assavam mesmo as dos sobreiros e faziam tibornas (pão torrado com azeite). 
Uma coisa de que nunca tinha ouvido falar e me contaram é que havia quem fizesse uma mistura a que chamavam café, fervendo em água códeas de pão queimadas. 
Durante o serão iam comendo, contando contos e adivinhas.
Quando havia trovoadas punham um ramo de oliveira e uma tesoura aberta, atrás da porta. Nessas noites apagavam o lume e chegavam a apagar também os candeeiros a petróleo ou as lamparinas de azeite com que se alumiavam. Acreditavam que o fogo atraía  fogo e temiam que caísse algum "perigo" sobre a casa.
Na véspera de Natal, juntavam-se à volta da lareira, jogavam às cartas, contavam contos e adivinhas e antes de se irem deitar, bebiam café e comiam carne de vinha d'alhos. 

Sem comentários: