terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ser Voluntária

Ultimamente não tenho deixado aqui o registo das actividades que vou desenvolvendo com cada um dos três grupos a que me dedico.
Isto prende-se com o facto de que as actividades acabam por se repetir, pelo que não considero de interesse descrevê-las semanalmente.
O que vos posso dizer é que o tempo cada vez se torna mais escasso para realizar tudo aquilo a que me proponho.
Tenho dado ênfase aos exercícios para exercitar o cérebro, mas também aqueles que proporcionam momentos de alegria e descontracção, em que todos se entregam de uma forma que me surpreende. Adoro vê-los rir, sim porque eles não se ficam pelos sorrisos, riem até às lágrimas com alguns jogos de Expressão Dramática. 
A Actividade Física, que se constitui por exercícios de ginástica e coreografias, continua a representar o  momento alto, que todos continuam a apreciar bastante. 
Depois há a parte da recolha dos saberes que eu valorizo imenso, pelo que tento despertar-lhes as memórias, porque tenho a noção de que há imensas coisas que se vão perder. 
Hoje realizou-se em Colos um Encontro de Idosos de várias Instituições da Santa Casa da Misericórdia. Com imenso gosto e carinho preparei umas actividades com base na ginástica ritmica, com duas coreografias, para dinamizar o Encontro.
O que vos posso dizer? No momento entreguei-me por completo e ver a forma como cada um, de acordo com as suas capacidades, foi colaborando, encheu-me de alegria e de emoção. Ver todos aqueles "meninos" a mexer, uns de pé, outros mais limitados, sentados, aqueles bracinhos todos levantados... foi lindo...
Mais uma vez senti como é gratificante este "trabalho" a que me dedico e que me faz sentir grande, por ter a capacidade de criar momentos de alegria e bem-estar a estes meninos de cabelos brancos.
Cada vez mais me fica  a certeza de que o voluntariado permite-nos trazer o dobro daquilo que levamos. A energia pode vir em baixa, pela intensidade com que me entrego, mas o coração vem cheiinho a deitar por fora!



Sem comentários: