quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Tarde na Aldeia do Cano

Mais uma tarde a orientar o grupo da Aldeia do Cano!
Como habitualmente foi uma tarde em cheio, onde a alegria e a boa disposição nunca falta.
Demos início com o jogo de passe de bolas. Repetimos diversas vezes, para aperfeiçoar  a destreza na passagem rápida das bolas. Registaram-se progressos, mas ainda não estamos satisfeitos, pois todos querem chegar à perfeição. Resta-nos continuar a trabalhar este jogo. 
De seguida realizámos o jogo da Expressão Dramática que cada vez é levado mais a sério e é desempenhado com maior expressividade. Este jogo diverte-nos a todos, pela prestação de cada elemento. Para finalizar a parte dos jogos, trabalhámos o jogo de memorização de várias palavras. Escolhemos como 1º tema o nome de plantas e o 2º, nomes de pessoas. Cada qual inventa um nome, mas terá que repetir todos os que foram ditos anteriormente pelos outros elementos. Salvo alguns casos, larga maioria consegue atingir os objectivos propostos. Quando alguém mostra alguma dificuldade, nunca falta  ajuda por parte dos restantes elementos. 
Seguiu-se o momento em que se dá oportunidade para partilhar as suas escritas, quer sejam em poesia ou em prosa. Como sempre surgiram coisas lindas!
Antes da ginástica ainda reservámos um espaço para umas cantiguinhas alentejanas, para melhorar  ainda mais a nossa já tão boa disposição.
Finalizámos como sempre com a ginástica e a dança, que nunca pode faltar. 
Este grupo, como aqui já tenho referido, embora tenha sido pensado essencialmente para pessoas a partir dos 65 anos de idade, está sempre aberto a quem se mostre interessado em integrá-lo. Acima de tudo é um grupo inclusivo e por isso acolheu há poucas semanas uma rapariga com Trissomia 21, também conhecida por Síndrome de Down - a Noémia!
Foi com grande alegria que a recebemos e é com grande satisfação que acompanhamos os seus ainda lentos progressos. A Noémia apresenta uma notória atrofia ao nível dos movimentos mais básicos dos braços e revela muita dificuldade na coordenação de movimentos. 
Hoje pela primeira vez conseguiu realizar um exercício movimentando em simultâneo, algumas vezes os braços e as pernas. Todos aplaudiram e o sorriso alegre e doce da Noémia, abriu-me uma emoção imensa e uma estranha forma de felicidade. 
Não sei se foi por isso, mas hoje vim da Aldeia do Cano mais feliz que o habitual, como se trouxesse comigo um grande troféu ganho numa batalha de uma luta que está para continuar, assim o continue a desejar, a nossa querida Noémia! 


Sem comentários: