quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Voluntariado

Na Segunda-Feira de tarde estive no Centro de Dia. Cheguei muito animada e toda a gente quis saber a que se devia. Eu para brincar com elas criei algum suspense e toda a gente começou a inventar a razão. Claro que nos divertimos imenso com a brincadeira!
Li-lhes uns Contos Alentejanos muito engraçados, fizemos o Jogo dos Provérbios e actividades com os Blocos Lógicos.
Neste última actividade, desta vez tivemos um parceiro muito rezingão, que como não queria que as peças caíssem, estava sempre a criticar a forma como as colegas as colocavam. Cada vez que a coluna se desmoronava, ficava zangado. Mas foi muito participativo, o Sr. João. Quando fazemos estes jogos, a dificuldade que se segue a manter de pé a coluna com as peças, é impedir que vão dando palpites em relação à peça a sobrepor, porque eu quero que pensem e descubram sozinhos. Engraçado é que também ninguém gosta de ser ajudado, mas todas têm a tendência de ajudar. 

O Sr. João com a difícil tarefa de colocar a peça mais pesada... pois...correu mal... Mas a culpa não foi dele... foi de quem tinha colocado as outras mal...

Ontem a aula de Ginástica no Centro de Dia, teve fraca afluência. Muitas das minhas meninas tinha ido ao Centro de Saúde, outras com visitas.... O grupo ficou reduzido a cinco elementos, mas não foi por isso que não trabalhámos em força. 

De tarde fui até Colos, dar e receber mais uns miminhos. 
Encontrei-as tristes, como já esperava, pela partida de uma "menina" tão doce, a nossa querida Inacinha. Tinha sabido da notícia nessa mesma manhã. Conversámos um pouco sobre o assunto. Disse-lhes que quando amamos alguém de verdade, preferimos ver partir, do que ver sofrer. E ela com toda a sua doçura, estará certamente em Paz, num lindo lugar!
Depois a pouco e pouco fui entrando nas actividades, como Contos, Provérbios e muita conversa em que tanto eu, como elas partilhámos situações de vida. Somos uma Família! 
Veio o momento de ginástica, que foi divertidíssimo, mas também muito produtivo. 
O que eles me fazem correr naquela sala! Virar cadeiras, puxar braços e pernas, sentar quem noto que está cansado, estar atenta a quem tem menos equilíbrio, ameaçar o nosso Zezinho com a chupeta, quando ele não se cala,  interromper tudo, porque quando vamos quase a meio é o que o Sr João acabou de lanchar. Então fica a fazer ginástica entalado na mesa e tenho que o tirar de lá, mudar a mesa e trazê-lo para  a frente...
Digo-vos, venho de lá estoirada, mas tão feliz! 

As macacadas que eles me fazem fazer! Mas como eu digo, estamos em família!

Sem comentários: