quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Lembranças de Colos

O Sampaia da Torreira
com uma grande bebedeira
foi tomar um banho à praia.
Era tão grande a piela
que ao enfiar da farpela
às calças chamava saia.    (D. Idália)



Eu fui, tu foste, nós fomos.
Falei, falaste, falámos.
Eu vi, tu viste, nós vimos.
 Amei, amaste amámos.     (D. Maria Inácia)



Fui à escola do cupido
para amar e aprender.
Para saber novas suas,
uma carta fui escrever.

Essa carta, meu amor,
nem a vi, nem cá chegou.
Se quiseres falar comigo,
fala amor que eu aqui estou.

Eu bem sei que estás aí
muito bela e perfeita.
Mal empregada menina
não querer ser minha sujeita.

Tua sujeita não sou,
por causa da tua gente.
Já me puseram na rua,
desprezada para sempre.   (D. Maria Inácia)



Fui ao mar acender lume
embarquei numa faísca.
Engracei com os teus olhos,
logo à primeira vista.           (D: Preciosa)



Alta Lua, vai alta,
mais alto vai o luar.
Mais alto vai o destino
que Deus tem para nos dar.    (D. Preciosa)



Oh amor da vaidade,
ou fui eu que variei.
Variaram os meus olhos,
quando para os teus olhei.   (D. Maria Inácia)






Sem comentários: