domingo, 9 de junho de 2013

Tradições dos Santos Populares ( parte I)

Tenho andado a perguntar aos" meus meninos" acerca das tradições dos Santos Populares. Aqui deixarei o registo das informações que recolhi. 

Mastros de Santo António, S. João e S. Pedro

Quase sempre estes mastros eram para pagamento de promessas, mas outros eram feitos por tradição. 
Começavam a fazer os biscoitos, dois ou três dias antes. Duas pessoas amassavam num alguidar, cerca de duas ou três horas, para a massa ficar boa. Os biscoitos eram feitos com ovos, mel, leite e farinha.
Depois eram tendidos e enfeitados com bocadinhos de massa a fazer flores, ou com nome de quem os fazia, ou o nome de algum rapaz de quem elas gostassem, ou que tivesse pedido para fazerem um biscoito com o nome dele, ou com algum sinal que soubessem que era para ele.
Na véspera enfeitava-se o mastro!
 Depois de bem enfeitado , iam uns homens levantá-lo e colocá-lo no sítio que já estava preparado e penduravam-se os biscoitos.
À noite começava a festa! 
As pessoas que tinham mandado fazer o mastro, eram as primeiras a dar umas voltas em seu redor, a dançar e a cantar. 
Até quase à meia-noite costumavam cantar e dançar uns com os outros. Por volta da meia-noite vinha o tocador, primeiro era quase sempre de realejo e mais tarde de concertina. Dançavam a noite toda e no outro dia havia festa também todo o dia. 
Alguns lavradores costumavam dar comida a quem lá estivesse. Nesses casos toda a gente dormia no monte. As raparigas dormiam em casa e os rapazes debaixo das árvores.
De manhã bem cedo todos se levantavam e ajudavam os lavradores a ir buscar água à fonte, a fazer a comida...
À tarde fazia-se a distribuição dos biscoitos. As pessoas que davam e as que recebiam ficavam separadas por uma corda. Do lado do mastro, as pessoas com umas alcofas, iam chamando e dando os biscoitos a cada um dos presentes. 
No final o mastro era derrubado e guardado, para voltar a ser erguido pelo S. João e muitas vezes também pelo S. Pedo.

Sem comentários: