domingo, 23 de junho de 2013

Relato da Actividade Semanal

Está a ficar difícil manter o meu blog actualizado!
As recolhas são mais que muitas e as experiências também. 
Com todos os grupos partilho o mesmo carinho e o mesmo entusiasmo e cada dia é sempre um novo dia, com algo de novo, embora nem sempre sejam momentos de alegria.
Se há coisa que me esforço, é não me deixar envolver demasiado com as situações mais tristes com que me deparo, porque acho que o meu papel é precisamente o inverso, fazê-los esquecer os problemas, as doenças, as dores, as tristezas...
 Mas infelizmente nem sempre isso é possível, talvez porque o meu envolvimento com estes "meus meninos", atingiu um nível elevado. 
A semana passada no Centro de Dia apenas orientei a aula de Actividade Física, que como coincidiu com uma saída, contou com um grupo mais reduzido. Este facto resultou de eu, por motivos pessoais, ter alterado o dia da aula. Mas o resultado foi positivo como sempre e a alegria imperou, assim como a boa condição física dos meus atletas.
A tarde em Colos, poderia ter sido mais activa e produtiva, não me tivesse eu deixado envolver emocionalmente por uma situação de grande debilidade de uma "menina" tão doce, por quem eu tenho um grande afecto. 
Mas haverá outras tardes em que a energia e a coragem superarão o lado emocional. 
Na Quinta-Feira na Aldeia do Cano, as actividades decorreram num ambiente de alegria. O tema tratado foi -  Alimentos inimigos da saúde. Houve diálogo, partilha de ideias e ficaram algumas recomendações. Seguiram-se os momentos habituais: memorização de lengalengas, leitura de contos, hora da poesia e aula de ginástica, com dança rítmica. 
Quero aqui referir que o momento de poesia, está a ser difícil de gerir, porque aquele lugar é terra de muitos poetas, de forma que tive que lhes propõr que em encontros futuros temos que limitar o número de intervenções. Ficou-nos  a faltar tempo para o momento do cante Alentejano... 

Legalenga trabalhada

Copo, copo, gericopo,
gericopo, copo cá
Quem não disser três vezes
copo, copo, gericopo,
gericopo copo cá,
por esse copo não beberá.



Sem comentários: