domingo, 23 de junho de 2013

A importância das feiras de antigamente

Tanto em Colos, como no Cercal a chegada da Feira de S. João e de S. Pedro era motivo de grande animação.
Uns dias antes caiavam-se as casas e os muros. Varriam-se e limpavam-se as ruas. No Dia de Feira, colocavam junco no chão das casas, quando este era de terra.
Durante o tempo em que trabalhavam, iam juntando um dinheirinho para comprar uma roupa nova e calçado para estrearem no Dia de Feira e também para poderem comprar algumas coisas. 
As raparigas costumavam estrear um vestidinho de chita e uns sapatinhos novos. Quem não conseguia mandar fazer um vestido novo, levava o melhor que tinha. 
Os amigos da Aldeia do Cano, contam que vinham a pé até ao Cercal. Quase sempre traziam a roupa nova guardada para não se sujar e quando cá chegavam mudavam-se. Havia quem demorasse 2 horas  para cada lado.
As feiras costumavam durar 2 ou 3 dias. Aproveitava-se para comprar o que fizesse falta e que o dinheiro chegasse. 
Tanto na Feira de S. João, como na de S. Pedro, havia bailes, onde a rapaziada se divertia e onde muitas vezes começavam os namoros. Também havia circo.
Muitos casais de namorados aproveitavam as feiras para comprar as mobílias para o casamento. Estas mobílias resumiam-se a uma mesa e 2 cadeiras, um catre (cama de ferro), uma mesa de cabeceira, uma mala de madeira, um lavatório e pouco mais.
Os homens e os rapazes usavam chapéus. As mulheres casadas usavam na cabeça um lenço da moda e as viúvas um lenço preto.

Sem comentários: