quinta-feira, 18 de abril de 2013

Recordações de Primavera

Quando estive em Colos lancei como tema de conversa - Recordações da Primavera de outros tempos.
Muitas das minhas meninas, não tinham grandes lembranças, apenas se recordavam dos trabalhos que faziam no campo. 
A Primavera era o tempo em que terminavam a monda, de cavar batatas e feijão, de semear ervilhas... 
Recordaram a Quinta- Feira de Ascensão em que costumavam ir apanhar a espiga, bem como outras flores do campo: papoilas vermelhas e brancas, martunhos, carqueja, alecrim, flor de laranjeira, rosas do campo, urze, macelas, rosmaninho...
Normalmente iam em pequenos grupos apanhar as plantas pelo campo.
A D. Idália recordou uma quadra ilustrativa deste dia, que explica porque razão era hábito apanhar todas essas plantas/flores do campo. Dizia-se que todas as plantas apanhadas neste dia eram boas para mezinhas. Chegavam a ter os ramos de um ano para o outro, porque apanhavam muitas flores.

Quinta-Feira de Ascensão
toda a flor tem virtude.
Excessos para queimar,
queria fazer mas não pude. 

Lembraram também os colares de "pampilhos" amarelos e brancos que costumavam fazer quando eram mais pequenas, que as deixavam muito vaidosas. Apanhavam as flores e com uma agulha e linha iam passando pelas flores, fazendo assim um colar.

No dia 1 de Maio, era hábito os patrões sairem para o campo, em carros de parelha, para lugares perto das ribeiras e aí passarem o dia com a família. 
Algumas pessoas, embora poucas, também iam em burros, para o campo e levavam farnel para lanchar. 
Ainda não tive oportunidade de fazer a recolha no Centro de Dia, mas certamente não haverá muito mais  a dizer. Se surgirem relatos diferentes deixarei aqui esse testemunho. 





Sem comentários: