quinta-feira, 25 de abril de 2013

O que espero da vida

Ao longo do meu percurso pela estrada da vida, já passei por várias fases!
Já tive muitos sonhos e desejos de conquista. Por eles lutei com toda a força que encontrei e não descansei enquanto os não atingi.
A vida sempre me amparou as quedas e aguçou o ânimo para lá chegar. 
Depois passei pela fase em que os sonhos e os objectivos fugiram do meu céu, tal como fugiram o Sol, a Lua, as estrelas, os sons e os aromas.
Nesse período, se o que eu desejava dia após dia se podia chamar sonho, era um bem triste que se fortalecia a cada adormecer e que logo que a luz raiava, se transformava num desejo não concretizado.
Mas como hoje bem sei, tudo passa... e esse período negro também passou... 
Não sei qual foi o dia, ou melhor dizendo o momento em que voltei a sonhar e  a desejar chegar a algum lado... ou a desejar voltar a sentir alegria e felicidade no coração.
Com o entusiasmo de quem volta  a sonhar após tanto tempo de letargia, achei que devia procurar algures,  alguma coisa que me voltasse a fazer feliz. 
Um dia emprestaram-me um livro que dizia: A felicidade está dentro de nós. Nada nem ninguém nos poderá fazer felizes. A felicidade vem de dentro para fora.
Não entendi... Coisa estranha! 
Fui seguindo o meu caminho e fui-me dando conta de que a insatisfação, a ansiedade e a angústia começaram a ser minhas companheiras quase inseparáveis.
Apesar de parecer ter tudo, muitas vezes sentia que nada tinha... a tristeza e a infelicidade batiam-me à porta frequentemente... 
Foi aí, que sem nada fazer, começaram a chegar até mim várias leituras que me fizeram abrir para a verdadeira realidade, ou melhor dizendo, para a busca da verdade.
Li, meditei e estou a aprender coisas fantásticas! Estou a aprender a conhecer-me, a olhar para dentro de mim, a vigiar os meus pensamentos e as minhas emoções, a acalmar a mente e a ficar livre para observar, escutar, sentir e ter pensamentos conscientes.
Não estarei livre de me sentir triste por situações da vida, mas sei que vai passar... nada dura para sempre... Aprendi também a aceitar e a não oferecer resistência quando os outros me magoam. Digo para mim: Está bem, cada um é como é, mas eu não quero isto para mim. Sigo em paz e se for necessário, liberto-me  dessa situação, mas deixando-a ir sem mágoas...
Quando algo me dói, procuro o campo ou o mar  e respiro bem fundo. Não há pensamento mau que resista a uma boa respiração. 
Até posso chorar, mas observo-me por dentro e vejo o que estou a fazer ou a sentir. Pouco tempo depois passa a dor e vem a paz.
Hoje deixei de ter objectivos definidos. Confio na vida e a única coisa que desejo é que tenha sabedoria para entender as suas mensagens. 
Acredito que se ela não me deixa seguir por um caminho, é porque talvez ele não seja o melhor para mim.
Agradeço muitas vezes tudo aquilo que consigo e não faço pedidos, porque não sei se o que porventura me parece querer, será o mais acertado. 
Hoje agradeço sempre que me deixo encantar quando contemplo a natureza ou quando estou com aqueles que me são queridos, porque a alegria e a esta nova forma de felicidade são indescritíveis. 
Agradeço acima de tudo pela capacidade de amar que se mantém em mim, que é abrangente, porque o verdadeiro amor, é o sentimento mais puro que pode existir no nosso coração.


3 comentários:

Dulce Moreno disse...

EXELENTE!
Continue assim e a escrever assim.
Beijinhos;
Dulce Moreno

dardemimluisa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dardemimluisa disse...

Obg pelo carinho!
Esta é a forma que encontrei para partilhar as minhas aprendizagens.O modesto propósito que me move, é o de ajudar outras pessoas a procurar um caminho em que a jornada seja mais suave, apesar dos obstáculos e das vicissitudes da vida.
Beijinhos