domingo, 28 de abril de 2013

Mezinhas antigas (cont.)

Mezinhas com mel

 - De manhã tomar uma colher de mel (rouquidão)

- Aquecer leite e juntar uma colher de mel. Beber quentinho ao deitar. (constipação e rouquidão)

- Cortar cenouras às rodelas  e cobrir com umas colheres de mel, Depois tomar ao longo do dia. (tosse)

- Cortar limão às rodelas e cobrir com algumas colheres de mel. Esmagar o limão e tomar ao longo do dia. (garganta inflamada)

- Uma colher de mel diluída num copo de água morna. Tomar em jejum. (melhora o funcionamento intestinal)

Xaropes

Xarope de limão com açúcar amarelo: 
Corta-se um limão aos bocadinhos ou coloca-se inteiro e espeta-se todo com um garfo. Junta-se meio litro de água e umas colheres (?) de açúcar marelo. Vai ao lume e deixa-se ferver até ficar por metade. Depois de frio toma-se às colheres. (Bom para tosse e constipação)

Xarope de pinhas mansas novas e figos secos ou apenas com as pinhas: Coze-se tudo em  meio litro de água e açúcar amarelo, até o líquido ficar grosso. Toma-se às colheres.  (Bom para tosse)

Rogo de amora silvestre: Cozem-se as amoras em meio litro de água com  açúcar amarelo e casca de limão. Quando estiverem cozidas esmagam-se com um garfo (eu desfaço com a varinha mágica) e deixa-se apurar até ficar grosso. Toma-se às colheres. ( Bom para inflamação da garganta)

Nota: Em relação às quantidades de açúcar, nunca me foram dadas as quantidades exactas. Apenas me diziam que« tinha que ficar docinho», de modo que quando faço algumas delas, tenho que provar e vou colocando até adoçar o suficiente.

Sem comentários: