terça-feira, 30 de abril de 2013

Benzedura de Mau Olhado

Andei a pesquisar acerca da Benzedura do Mau Olhado e descobri várias orações e procedimentos diferentes.
Há quem benza sem usar água nem gotas de azeite. É o caso da D. Idália.

Versão 1

E Jesus que é o santo nome de Jesus, onde está o santo nome de Jesus não está mal nenhum. E Jesus é credo, credo é Deus. Se é um olhado, Idália (nome da pessoa que se quer benzer) benza-me Deus. Eu me benzo Idália do olhado. 2 olhos me olharam mal, 3 me hão-de olhar bem. Em louvor da Virgem Maria, com 1 Pai Nosso e 1 Avém Maria. Amén.

Depois reza-se 1 Pai Nosso e 1 Avém Maria. 
Pode repetir-se 3 ou 5 vezes.

 Versão 2

Arranja-se um prato com água. A pessoa que vai fazer a benzedura, benze-se e passando as mãos em cruz sobre a água vai dizendo:

Jesus é verbo, (ou Deus é verbo), verbo é Deus, se ..... (nome da pessoa) tem olhado, benza-a Deus. 2 olhos a olharam mal, 3 hão-de olhar bem, que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Amén.  Em louvor da Virgem Maria, reza-se 1 Pai Nosso e 1 Avém Maria.

Depois deitam-se 3 ou 5 gotas de azeite na água. Houve quem dissesse que se podiam deitar 9 gotas.
O importante é ser número ímpar.
Se as gotas espalharem é porque a pessoa tem mau olhado.
Depois há quem repita a benzedura o mesmo número de vezes consoante o nº de gotas de azeite. Neste caso há quem use sempre a mesma água e quem mude a água.
Há também quem coloque no prato 2 paus em cruz. Há quem faça a cruz com 2 pauzinhos de oliveira.

No final reza-se 1 Pai Nosso e 1 Avém Maria.

Versão 3

Eu te benzo .... (nome) desta Lua, deste olhado, deste mal que tens assombrado. 
Se isto é olhado, que tire Deus. Jesus benza-te Deus.

Versão 4


Jesus que é Santo nome de Jesus, onde está o santo nome de Jesus, não entra mal nenhum. 
Eu te benzo criatura do olhado. Se for na cabeça,  a Senhora Santa Teresa, se for na cara, a Senhora de Santa Clara, se for nos braços, o Senhor de S. Marcos e se for nas costas, as Senhoras das Verónicas e se for no corpo, o meu Senhor Jesus Cristo que tem o poder todo. 
Sant´Ana pariu a Virgem.  Meu Senhor Jesus Cristo e assim como isto é verdade, este olhado daqui tirado para as ondas do mar, seja lançado, para onde não ouça galos nem galinhas cantar. Em louvor de Deus e da Virgem maria, Padre Nosso e Avém Maria. 

(recolha feita em 2004)
 
Numa coisa estão todas de acordo. A água da benzedura não se pode deitar para sítio onde possa ser pisada, por isso não deve ser deitada para a rua. Costumam deitar pela pia.

A versão que aprendi com a minha mãe, foi a nº2.

Sem comentários: