quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tarde no Centro de Dia

Esta tarde estive no Centro de Dia!
Levei para ler várias poesias, bem como a história de vida de um amigo do Lar de Colos - O Sr. Joaquim Silva, que já vai a caminho dos 93 anos e mostra ainda grandes capacidades.
Adoraram ouvir as quadras do Sr. Joaquim e eu também.
Depois li-lhes alguns Contos Tradicionais Portugueses e algumas Fábulas.
Como tema de conversa propus-lhes que se recordassem de mezinhas caseiras, orações e benzeduras.
Assim de repente, não veio grande coisa à memória, mas ficaram de pensar.
Entretanto lembrei-me de lhes falar da Benzedura do "Mau Olhado" e aí algumas meninas começaram a falar sobre o assunto.
Para quem desconhece, quando alguém fica com dor de cabeça e um mau estar súbito, costumam dizer que foi "mau olhado". Dizem as nossas meninas que pode ser causado pelo Sol, ou pela Lua, por algum animal: sapo, lagarto...( quando trabalhavam no campo) ou por alguma pessoa que olhe com "maus olhos".
Eu, por acaso também aprendi essa benzedura com a minha mãe, mas descobri que há mais do que uma versão e também há procedimentos diferentes. 
Recolhi alguns testemunhos a que juntarei os que apurar em Colos e futuramente publicá-los-ei.
Como creio que vou recolher diverso material,  vou juntar  outro que já tenho em meu poder, resultado de um trabalho realizado há anos, com a colaboração de familiares e vizinhos idosos dos alunos das já extintas escolas do meio rural da freguesia do Cercal.


Sem comentários: