quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Saudade

Ontem foi o Dia da Saudade! Só o soube já à noite!
Fiquei a pensar em como as situações da vida mudam a nossa forma de pensar e de sentir...
Saudade é aquela mistura de sensações que nos enchem o coração quando não estamos perto daqueles que amamos, ou quando não podemos ter algo que apreciamos.
Podemos sentir saudades de alguém que está longe, saudade de ir a um local onde nos sentimos bem, de comer uma comida que nos delicia... 
Hoje estas são formas suaves de saudade! 
Quando penso naqueles que amo e não vejo todos os dias, ou estou algum tempo sem ver, claro que sinto saudade. Mas é uma saudade doce, que me traz sorrisos carinhosos ao lembrar-me de quanto os amo, de quanto lhes quero, ou de quanto me descansa por os saber bem. 
É uma saudade leve, que não dói e não magoa. Saudade de quem ama, sem posse nem apego. Saudade que fica a uma distância que se pode medir. 
Hoje para mim, a verdadeira SAUDADE é aquela que marca a tristeza, pela distância que se escavou em relação aqueles que partiram. Distância para a qual não há unidades de medida nesta dimensão.
Esta é a verdadeira SAUDADE que me lava o rosto com lágrimas que ora são de tristeza, ora de uma emoção incontida, quando abro o livro das memórias e revejo tantos momentos inolvidáveis.
Por vezes a saudade envolve-me e transporta-me para um mundo de fantasia, onde eu quase que sinto meter a chave à porta, ouço chamar e fico à espera do abraço, do toque das suas mãos e das brincadeiras com que sempre me animava. 
Hoje, até esta SAUDADE já deixou de doer sempre, ficando a doer só às vezes, naqueles dias em que abraço fica a fazer mais falta. Nesses dias, continua a fazer doer e a deixar-me com a pergunta de sempre: Porquê?
Mas até nesses momentos, a consciência já demora menos a voltar ao seu lugar e sou eu própria que respondo à pergunta formulada: Porque na vida tudo é efémero... porque cada um um de nós vem a este mundo apenas para cumprir a sua missão e fazer as suas experiências... 
Pensando assim, acabo sempre por olhar para cima e dizer: Orgulho-me de ter feito parte dessa tua caminhada e de ter contribuído para a felicidade que nela desfrutaste! 
Depois a saudade volta a ficar leve e doce, e as lágrimas que se soltam são sempre de carinho e emoção.

Sem comentários: