sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Os Dias da D. Preciosa

Levantava-se muito cedo e ia com a mãe limpar a cavalariça. A seguir iam varrer a rua e carregar água. Depois é que iam tratar da limpeza da casa e fazer o almoço.
Outras vezes levantam-se e iam para o milho, apanhar as ervas e desbastar. Esse milho que era apanhado, iam dar aos porcos.
Por volta das 9h voltavam para casa e iam então carregar água, varrer a rua, fazer o governo de casa e tratar do almoço. O almoço eram quase sempre sopas de toucinho e diz a D. Preciosa, que era bom! 
Por volta do meio dia era o jantar que podia ser jantar de feijão, ou feijão verde ou ervilhas, conforme o que tinham na horta.
No tempo de debulha, todas as tardes coziam uma porção de batatas miudinhas e comiam de azeite e vinagre umas vezes com ovos, outras com bacalhau, que era a merenda.
Todas as semanas <coziam>, ou seja faziam pão. 
A D. Preciosa conta que uma vez a mãe levantou-se e foi para o poço, lavar a roupa. Ela ficou em casa amassando e quando a mãe chegou, já o pão estava capaz de tender,  já o forno estava aceso e já tinha também feito o almoço.
A D. Preciosa diz que se levantavam mesmo muito cedo, mas que não custava nada! Toda a gente vivia assim...


D. Preciosa - Lar de Colos

Sem comentários: