segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Adivinhas

            I
Branca como a neve
preta como o pez
barriga de cabaça
boca de turquez!

O que é?

                   II
Muitas meninas numa varanda
todas a chorar para a mesma banda.

O que é?

                 III
Cinco meninas numa rua
quatro vestidas e uma nua.

O que é?

                 IV
Verde foi meu nascimento
sempre tenho estado presa
tenho água dentro de mim
sou fresca de natureza.

O que é?

                 V 
Verde foi meu nascimento
mas de luto me vesti
para dar a luz ao mundo
mil tormentos padeci.

O que é?

                VI
Sou estrangeira de nação
em Portugal fui vendida
o meu ofício é prisão
por sorte não estou perdida.

O que é?

                 VII
Uma delicada ama
o ofício dela é comer
mastigar e deitar fora
que engolir não pode ser.

O que é?

                  VIII
Tem dentes e não come
e dá de comer a quem tem fome.

O que é?

                   IX
Eu sou um pobre encolhido
ao pé das moças estou estendido
dou-lhes o que elas não têm
e com elas fico bem.
Queres saber, dá um vintém!

O que é? (Nada de maldades, que  a D. Idália não é dessas coisas!)

                        X
O que é aquilo que antes se fazia com a boca
e agora faz-se com os dedos?

O que é?

                        XI
Doze meninas, todas têm quartos,
todas têm meias,
nenhuma tem sapatos.

O que é?

Bem não devia publicar as soluções, mas vá lá! Também não sabia muitas delas!

I -formiga            II- gotas da chuva a cair dos beirais         III- as agulhas com que se fazia meia, havia 1 que estava sempre de fora.            IV - melancia            V - azeitona, quando se usava o azeite nas candeias para alumiar            VI - agulha, presa ao tecido         VII - a serra a serrar a madeira         VIII - o garfo            IX - o leque           X - apagar a luz, antes soprava-se, agora desliga-se o interruptor        XI - a hora, com os quartos e as meias horas

Lembranças da D. Idália, D. Engrácia, D. Maria Guerreira e D. Emília


Sem comentários: