quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Tarde no Centro de Dia

Ontem à tarde estive no Centro de Dia. Estavam animadas, as "minhas meninas"!
Depois da conversa inicial de como estou, se os meus filhos estão bem, se o meu netinho já nasceu... iniciámos as atividades.
Ao longo da tarde li-lhes 2 contos tradicionais "O Dr Grilo" e "O Gaio e a Raposa", de que mostraram ter gostado. 
Voltámos ao tema "Trabalhos de Antigamente". Contei-lhes o que me tinham dito no Lar de Colos acerca do "desencamisar" do milho e das carvoarias. Sobre este último trabalho também acrescentaram alguma informação, já que algumas delas também o tinham realizado na sua juventude. 
Depois escolhi como atividade para falarmos a das lavadeiras.
Como sempre gerou-se alguma confusão. Todas queriam falar sobre o assunto e tive que pôr ordem na "assembleia". Muitas das coisas que me disseram, eu já sabia, mas houve informação que desconhecia. Sabia que costumavam ir lavar ao barranco ou ao poço e que com o tempo bom, só voltavam a casa com a roupa seca. Mas houve termos e procedimentos de que já tinha ouvido falar, mas que pouco sabia em concreto. 
Deixarei um registo mais completo sobre este tema.


A D. Maria Emília explicou como se punha  a roupa branca na "barrela", dentro do "cortiço".

Realizámos também o Jogo dos Provérbios e a memorização de versos e lengalengas. 
Já combinámos o tema de conversa para a próxima semana - a matança do porco. Também lhes disse que outro dia iria propor-lhes para relembrarem um dia completo (semana ou domingo) e recontarem o que habitualmente faziam desde o levantar até ao deitar. A jeitos de brincadeira, disse-lhes que depois de deitar já não queria saber nada. Todas se riram com aquele sorrisinho maroto...


Sem comentários: