domingo, 30 de setembro de 2012

Dia do Idoso

Amanhã, dia 1 de Outubro comemora-se o Dia Nacional do Idoso! 
Esta efeméride foi criada para chamar a atenção de todos nós em relação aos nossos idosos, aos nossos velhinhos, ou como eu gosto de dizer aos "nossos meninos de cabelos brancos". Eles merecem o nosso respeito, merecem ser tratados com dignidade, com atenção, carinho e amor. Tudo isto porque eles já nos deram tanto e fizeram-no em tempos bem difíceis, em que tinham tão pouco e em condições de extrema dureza. 
Nas minhas conversas, quando falamos dos tempos que correm, muitas dizem-me que agora, apesar das coisas não andarem bem, isto não é nada, comparado com o tempo em que eram jovens. Falam-me das necessidades que passavam, a dureza dos trabalhos... 
Desde sempre convivi com pessoas idosas a aprendi a respeitá-las e mais ainda a admirá-las, pela sabedoria que carregam com elas. 
Os nossos velhotes, quando são tratados com dignidade e respeito, libertam uma serenidade que contagia. Deixou de haver pressa, há todo o tempo do mundo, aquele que ainda lhes resta. Depois há a doçura e o agradecimento pelo beijinho à chegada, por um abraço de passagem, por um toque, um carinho...
Este meu percurso pelo voluntariado com idosos, tem-me dado muito e ao contrário deles, eu é que tenho pressa! Sim, pressa de recolher tudo aquilo que me puderem ensinar, porque  a ideia de tanta sabedoria se perder, causa-me tristeza. 
Na minha vida profissional lidava com crianças, que ficavam alegres e riam quando fazíamos coisas engraçadas, ou realizavam uma atividade para a qual estavam motivadas. O mesmo se passa com os nossos velhotes. Os olhinhos deles, mesmo a não verem já muito bem, ou até muito mal em alguns casos, brilham quando lhes leio os contos, as anedotas, quando cantamos... E quando lhes dou um miminho a alegria que brota deles, enche-me o coração. É como se o amor que lhes dou, voltasse para mim, não sei quantas vezes mais. Já tenho dado comigo a pensar que este meu gosto pelo voluntariado com idosos é um gesto egoísta, porque será que eu vou para dar, ou vou para receber? 

Centro de Dia de Cercal do Alentejo


Lar de Colos


Sem comentários: