quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Atividades no Centro de Dia

Ontem, parte da tarde foi passada no Centro de Dia!
Conversámos sobre as tradições de outono.
Aqui houve quem dissesse que a tradição do Dia de Todos os Santos também foi conhecida por ir ao "Pão Por Deus", além de ir ao "Bolinho". As dádivas eram mais ou menos as mesmas: castanhas, nozes, romãs, batatas doces e havia quem desse  feijão e até farinha. 
Pelo S. Martinho referiram que ao serão comiam castanhas que assavam no lume de chão, numa panela velha e  também comiam castanhas e batatas doces cozidas. Quem tinha forno costumava assar estas batatas. Tanto as castanhas, como as batatas doces eram cozidas em panelas de barro, ao lume de chão. As bebidas eram água-ardente, ou vinho doce que também acompanhavam com "figos passados". 
 Era um serão em família, com os divertimentos habituais na época: contos, cantigas, adivinhas... 
A seguir estreámos os novos provérbios populares e fizemos um jogo. O desempenho foi muito bom, pois não houve grande diferença de pontuação e a animação foi grande. 
Depois foi a Hora do Conto em que lhes li 2 contos "A História do Senhor Manuel Valente" e "Os Três Galegos", às quais acharam muita graça.
No final passámos aos trabalhos em papel, mas como estava muito perto da hora do lanche, não deu para fazer muita coisa. Decidi que no próximo dia, esta atividade será  a primeira da tarde. 
Também planeei fazermos um painel de outono, com elementos da natureza. 
Tanto os trabalhos em papel, como o painel de outono serão depois expostos num espaço a criar na Instituição.



Era com este tipo de trabalhos que antigamente as pessoas mais pobres enfeitavam as casas. Decoravam as paredes com estas rosetas e faziam almofadas, que enchiam com restos de papel.

Sem comentários: