quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Atividades no Centro de Dia

Ontem dediquei parte da tarde às "minhas meninas" do Centro de Dia!
Como sempre, conversámos um bocadinho sobre a minha vida e sobre elas. De mim querem sempre saber com estou, como estão os meus filhotes e agora então, perguntam-me logo se já nasceu o meu netinho, ou quando nasce e se está tudo bem com a minha filha... 
Também me perguntaram sobre as atividades de Colos e eu conto o que fizemos lá e mostro-lhes as gravações que fiz.
Iniciámos então as atividades com o célebre jogo de provérbios, que corre sempre bem. Vou ter que procurar outros diferentes, porque estes, já os sabem de cor. 
De seguida li-lhes o conto "O Príncipe do Lodo", que também tinha lido em Colos. Normalmente quando lhes leio os contos, procuro sempre que interajam durante a leitura, fazendo perguntas, deixando lacunas ou pedindo sugestões sobre a forma como irá continuar a história. É uma forma de as manter ligadas, de reterem a informação e de memorizarem partes da leitura. Tal como em Colos, acharam o conto muito bonito! 
Depois foi o tempo de repetir lengalengas e poesais, que traz sempre grande risota, com as misturas e os enganos.
A última atividade foi pedir-lhes que me ensinassem a fazer as tais rosetas e almofadas em papel, que costumavam fazer quando eram novas, para decorar as casas. A "coisa" não correu lá muito bem, porque eu, como era para experimentar, levei uns jornais e elas disseram-me logo que o papel não prestava. Tenho lá umas "meninas" bem habilidosas, mas não se cansavam de relamar do papel... Mas com paciência e no meio de alguma brincadeira, foram fazendo umas coisas e deu para eu aprender. Para a semana, vou então levar papel apropriado e o resultado vai ser surpreendente. A D. Custódia, a nossa jovem de 99 aninhos, teve a amabilidade de, com grande paciência e carinho, ao longo da semana fazer em casa, uma almofadinha que me ofereceu.
(A almofadinha da D. Custódia ) 

Sem comentários: