sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Alma Sábia

Esta manhã, o que me veio à mão para reler, fez-me ficar a pensar que há gente com uma alma tão sábia, ou talvez mais, que há quem consiga aceder à sabedoria da sua alma!
Acredito na reencarnação. No entanto, apesar  de muitos de nós, ou quem sabe todos, já cá terem estado  muitas vezes, só alguns conseguiram evoluir e utilizar durante a vida a sabedoria que guardam na sua alma, sabedoria que foram armazenando ao longo das várias caminhadas. 
Acho que o meu companheiro era uma dessas pessoas! 
Fiquei consciente disso ao reler uma carta em que me falava da sua infância difícil, devido às necessidades que passou, por ter ficado orfão de pai muito pequeno e ter sido forçado a trabalhar tão cedo!
Contava-me dos medos do escuro em pleno campo com o gado, do frio pela pouca roupa e da fome, porque a comida era fraca...
Depois veio a vida militar e a guerra, na qual viu a morte tão de perto... 
Apesar de tudo isto, ele era um ser humano positivo, que conseguia retirar de todas as adversidades da vida, algo de bom, de positivo. 
Da infância, dizia que se orgulhava por ter podido ajudar a mãe e porque só tinha ficado mais forte, mais corajoso.
Da guerra, apenas falava dos  momentos agradáveis, das festas que faziam pelos aniversários, ou pelos Santos Populares. Agradecia ter ido à guerra, pois caso contrário nunca nos teríamos encontrado... 
Ao longo da nossa vida a dois, sempre que nos acontecia algo de complicado, ele dizia sempre que havia males que vinham por bem e lá descobria sempre algo de bom, no meio da desgraça, que mais não fosse que os problemas tinham servido para sacudir a nossa relação e unir-nos ainda mais. 
Muitas vezes zangava-se comigo, quando eu me lamentava e enumerava-me uma infinidade de privilégios com que  a vida me tinha abençoado. Ao ouvi-lo envergonhava-me de tantas lamentações! 
Até durante a sua doença, durante muito tempo ele descobriu pontos positivos. 
O reler aquela carta, em que ele me contava a sua infância e adolescência, não pude deixar de pensar que dentro dele havia um alma sábia, detentora da verdadeira sabedoria da vida, que consegue abstrair-se de pormenores e valorizar o que é realmente importante, o que é positivo.

Sem comentários: