quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Actividades de Voluntariado

Já há tempo que não deixo aqui os habituais relatos das minhas actividades com os "meus meninos" de cabelos brancos!
Embora os projectos com os três grupos continuem a bom ritmo, as actividades realizadas não têm sofrido grandes alterações e para não cair em repetição contínua, não tenho aqui deixado os registos com a frequência inicial.
Tenho feito várias pesquisas para encontrar sugestões de jogos e exercícios para esta faixa etária e encontrei algumas coisas que tenho estado a trabalhar, de forma a exercitar a memória, os reflexos, a destreza manual... 
Ultimamente temos feito alguns jogos com a utilização de uma bola e obedecendo a alguns temas que vão alternando.
Escolhido o tema, cada elemento vai para o centro da roda, lançando a bola e dizendo uma palavra. Quem recebe, antes de devolver, tem que dizer também uma palavra do mesmo tema. 
O jogo termina quando todos os elementos têm vindo ao centro, para fazer os lançamentos.
Os temas têm sido variados: frutos, alimentos, peças de vestuário, objectos de casa, objectos por divisão da casa, nomes de animais, de pessoas, rimas, antónimos. 
Além destes jogos, mantém-se a leitura de contos, os provérbios, as lengalengas e memorização de poesias, criação de histórias, ou situações a partir de algumas palavras e o momento de ginástica.
Nesta actividade tem havido uma boa evolução. Tem aumentado o tempo dos exercícios em pé e também o nível de dificuldade dos mesmos. 
Claro que em todos os grupos há pessoas mais idosas que realizam apenas os exercícios que conseguem e de acordo com as suas capacidades. Há quem realize grande parte dos exercícios, sentado. 
Além de tudo isto, em todas as sessões tem sempre lugar um tempo de descontracção, de brincadeira e de relaxamento, onde procuro dar algumas sugestões para que consigam alcançar um estado de bem-estar. 
Todas as sessões terminam com palmas e muita alegria! 

Última tarde em Colos
 
Última tarde no Centro de Dia do Cercal 

Última tarde na Aldeia do Cano


Sem comentários: