sexta-feira, 19 de abril de 2013

Recordações de Primavera (cont.)

Esta tarde estive no Centro de Dia para mais uma visitinha.
As minhas meninas estavam bem dispostas! Acho que já estavam com saudades minhas, porque já havia 2 semanas que apenas lá ia para a aula de Actividade Física. 
Depois da conversinha individual li-lhes o conto que tinha lido em Colos - "O Alfaitezinho Valente", de que também gostaram.
De seguida propus-lhes conversarmos sobre a Primavera e das recordações que tinham do seu tempo de moças novas. 
Recordaram que aos Domingos costumavam ir em grupos até à Mandorelha. Levavam lanche e lanchavam lá. Os "moços" juntavam-se também uns com os outros e iam lá ter. Todos juntos faziam a festa: pulavam, cantavam e dançavam. Ao fim da tarde vinham todos juntos, cantando pelo caminho. 
No dia de Maio não costumavam trabalhar e iam também para a Mandorelha para se divertirem. 
Contaram também que neste dia, antes do nascer do Sol, costumavam ir com algumas amigas, pelo campo para apanharem flores para mezinhas.Costumavam apanhar flores de carqueja, tojo, esteva, rosas, papoilas, candeio da oliveira( flor) ...
Falaram-me também em alguns hábitos que tinham pelos Santos Populares que eu desconhecia completamente, mas essa matéria ficará para as proximidades dessa festas. 
Em relação ao vestuário, disseram-me que não variava muito de estação para estação, para a maioria das pessoas. Consistia nos vestidinhos de chita, às bolinhas ou flores. Algumas raparigas andavam descalças, outras usavam alpercatas e tinham uns sapatinhos de cabedal para os domingos e dias de festa. 
Voltaram a frisar em como as pessoas eram alegres nesse tempo. Trabalhavam de sol a sol e apesar disso iam a cantar para o trabalho, cantavam enquanto trabalhavam e vinham a cantar pelo caminho até casa. 
Dizem elas:
- « Não tínhamos quase nada, mas havia alegria e hoje as pessoas têm tudo e ninguém tem alegria. » 
Eu ouço-as dizer isto, vezes sem conta, tanto aqui como em Colos e fico sempre  a reflectir sobre o assunto. Muitas vezes pensei que antigamente as pessoas eram inconscientes e acomodadas à sua miséria. 
Mas será mesmo isso? Ou será que elas se contentavam com as pequenas coisas e hoje nós estamos sempre insatisfeitos a querer ter sempre algo mais... Não sei...

Sem comentários: