quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tarde no Lar - 2ª Parte

Ontem, não sei se era de saudades, mas as minhas meninas lembraram-se de várias coisas para me contar e eu gosto tanto... 
Outro dia deixarei aqui o registo.
A primeira parte, depois dos miminhos da chegada, foram dedicados às lembranças das minhas amigas e aos contos tradicionais de que elas gostam imenso. Seleccionei alguns que achei mais engraçados, do livro "Os Mais Belos Contos da Tradição Oral Portuguesa" da Colecção Retalhos. 
Na segunda parte, foi o tempo para a Actividade Física, que se realiza desde há umas semanas em grupo alargado. 
Pela primeira vez trabalhámos com os bastões e com uma ajudinha minha e da animadora, correu muito bem. 
É gratificante ver a disposição com que ficam durante a realização dos exercícios! Não há cansaço!  Rimos e brincamos!






De seguida demos continuidade à actividade no 1ºandar. 
Fiquei triste, porque encontrei o Sr. Armando muito debilitado. Este amigo cativou-me pela alegria que lhe lia no rosto aquando do Jogo dos Provérbios. Todos os seus condicionalismos pareciam esfumar-se, sempre que era o primeiro  a completar o provérbio... O seu sorriso fazia-me apertar o coração... Ontem, mesmo abatido, quis participar. 
Já tenho referido que naquele piso, não é fácil gerir as limitações daqueles amigos, mas eu não desisto e cada movimento que lhes arranco, é uma batalha ganha. Realizámos exercícios mais ligeiros, com bolas e durante um período de tempo mais curto. 
No final regressei ao grupo inicial, que ao fim da tarde fica sempre maior e li mais uns contos, treinámos a memorização de mais uns versinhos e cantámos uma Rapsódia.
Quem já descobri que gosta muito de cantar é o António Manuel, que até me ensinou uma canção que tinha aprendido em Odemira. 
A partir desta motivação, fiz um acordo com este amigo, de no próximo dia participar na Actividade Física. Vamos ver se ele cumpre...
Recebi ainda para ler, um conjunto de poesias do Sr. Joaquim que também me autorizou a publicar as que quisesse. 
Devo acrescentar que é com imenso gosto que partilho com todos os familiares o endereço deste blog, bem como da minha pág do Facebook, de forma a que haja conhecimento das actividades desenvolvidas.

Sem comentários: