terça-feira, 9 de outubro de 2012

Tarde em Colos

Ontem à tarde estive em Colos, como é habitual.
Como ia ter lugar a cerimónia religiosa mensal, alterei os meus planos de "trabalho". 
Após cumprimentos, leitura de um pequeno conto e umas atividades de memorização de lengalengas e poesias tive que fazer uma pausa.
Enquanto durou a celebração, dirigi-me ao 1ºandar. 
Neste piso encontram-se as pessoas que estão mais limitadas, mas não acamadas. É um espaço um pouco deprimente, em que após várias tentativas para tirar algumas pessoas do seu mundo irreal e confuso, acabo por não forçar e deixá-los lá, contentando-me com os momentos em que os trago para o momento que lhes estou a oferecer. 
Para aquele grupo escolho sempre contos engraçados e provérbios mais conhecidos. Quando os vejo rir, sei que naquele momento estão ali e isso alegra-me e muitas vezes emociona-me. 
Apesar de considerar que o ambiente pode ser deprimente, para mim não o é, de todo.  Enquanto lá estou, tento concentrar-me no que é importante e sinto que nos momentos em que os consigo trazer de volta ao mundo real, que os faço rir, eles estão felizes e isso é o melhor que lhes posso proporcionar. 
Há lá uma senhora, a D. Beatriz que vive num mundo de extrema confusão, mas que sabe de cor montes de poesias, sabe os provérbios todos e muitas cantigas. Desta vez recolhi uns versinhos para publicar. 
 Após a hora do lanche, voltei para baixo e em conjunto com a animadora orientei  a realização de um painel com elementos da natureza. 
Enquanto se fazia o trabalho e para animar o ambiente, cantámos umas cantiguinhas alentejanas. Foi engraçado e elas gostaram. 
Este painel será colocado numa das paredes da sala.





Como ficou a secar, não tirei fotografia do painel depois de concluído, mas o projeto era este: 


Após a conclusão do painel, ainda fiquei mais um tempinho, porque "as meninas" achavam que tínhamos feito pouca coisa.
Então ainda fizemos uns jogos rítmicos com repetição de batimentos e de palmas, como já tinha feito no Centro de Dia. Acharam engraçado e todas queriam inventar batimentos diferentes. 


Para terminar e porque estava a ver que não me deixavam vir embora, ainda lhes li o conto " A princesa e o pobre aldeão", que me disseram ter sido o mais bonito de todos que já lhes tinha lido. Tal como costumo fazer, elas vão participando na leitura, respondendo a perguntas, completando frases que vou deixando com lacunas ... 
E chegou a hora da despedida na qual recebo sempre os mesmos conselhos: para vir devagar e com cuidado! São uns amores! :) 
Foi uma tarde longa, mas animada! 

Sem comentários: