segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Voluntariado no Lar de Colos

Há já algum tempo que a ideia de alargar a minha atividade de voluntariado a um Lar de Idosos vinha a amadurecer na minha cabeça. 
Um dia vi na televisão uma reportagem sobre o envelhecimento da população portuguesa, parte da qual foi realizada no Lar de Colos, que dista pouco mais de 20Km do Cercal. Achei o sítio ideal, porque fiquei rendida à doçura de algumas velhotas (uso este termo com muito carinho e não de forma depreciativa porque não gosto do termo utentes) que falaram na reportagem e entendi que não havia lá ninguém  a realizar este tipo de "trabalho". 
Algum tempo depois contactei a Instituição e apresentei a minha proposta à Santa Casa da Misericórdia de Odemira, que a aceitou e abriu as portas ao meu projeto.
Então desde o dia 9 de julho que me desloco a esta Instituição, uma tarde por semana. 
Neste período realizo diversas atividades que vou alternando ao longo da tarde. Dei início a um período de atividade física, com a orientação da professora de ginástica do Centro de Dia do Cercal e recorrendo à experiência que tenho de colaborar com ela já há mais de 1 ano. Iniciei esta atividade com algum receio de não ser bem aceite, mas pelo contrário, está a ter muito sucesso por parte das "meninas". Os "meninos" é que não têm aderido muito, o que lamento. Mas aqui só para nós, que as "meninas" não nos ouvem, sabem que elas não gostam muito de os ver por perto? Quando eu digo que os vou chamar, há sempre uma que diz que eles não querem, que a sala já está cheia e coisas do género... :) Que fazer? :)
Além da atividade física, desenvolvo um conjunto de atividades semelhante às do Centro de Dia: leitura e reconto de contos populares portugueses, lendas, provérbios populares, adivinhas, cantigas alentejanas... As minhas "meninas" gostam muito de cantar! Também são muito participativas e entre as minhas histórias, adivinhas... elas lembram-se de coisas que também me contam. Falamos também de como se vivia antigamente e elas contam-me com muita alegria coisas da sua mocidade.
 À medida que vá organizando essa recolha de material, dar-vos-ei conhecimento do mesmo. 


Sem comentários: